Quando a professora da educação infantil lê histórias para as crianças, nas quais os personagens negros são apresentados com valorização de seus cabelos crespos, dos penteados afros e das roupas típicas cheias de cores de algumas localidades africanas, ela está contribuindo para:
Alternativas:
A valorização da cultura dominante europeia, uma vez que essas leituras fazem parte apenas do mundo da imaginação.
O enfrentamento dos preconceitos e dos bullyings sofrido pelas crianças negras, visto que, mesmo que não sejam belos, os cabelos afros e suas roupas coloridas precisam ganhar destaque.
O cumprimento da LDB que diz que é facultativa a presença de elementos das culturas africanas e afro-brasileiras.
A promoção do reconhecimento estético e étnico por parte das crianças que também possuem cabelos crespos, penteados afros e roupas coloridas.
A divulgação da cultura afro-brasileira e africana, uma vez que essa cultura é minoritária no Brasil, mas todos têm direito de ter acesso a ela.
Respostas
D. A promoção do reconhecimento estético e étnico por parte das crianças que também possuem cabelos crespos, penteados afros e roupas coloridas.
Ao ler histórias com o protagonismo de personagens negros, a professora da educação infantil está promovendo a cultura negra. Além disso, possibilitando que a criança desde cedo se sinta representada.
Essas atitudes são extremamente importantes, visto que as pessoas negras, em sua maioria, crescem acreditando que o seu cabelo crespo é ruim.
A verdade é que elas cresceram vendo brancos estampando capas de revistas, aceitando somente a religião 'branca'. É essencial ter essa representação desde cedo.
Abraços!
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
A resposta correta é a D : A promoção do reconhecimento estético e étnico por parte das crianças que também possuem cabelos crespos, penteados afros e roupas coloridas.
Quer saber mais sobre o assunto? acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/12086425
Sucesso nos estudos!!!