Respostas
Resposta:As operações com vetores dependem da direção e do sentido entre eles. Para cada caso, utilizamos uma equação diferente. Veja a seguir as principais operações que podem ser realizadas com vetores:
Explicação passo-a-passo:
Para realizar operações com vetores na mesma direção, devemos inicialmente estabelecer um sentido como positivo e outro como negativo. Normalmente utilizamos como positivo o vetor que “aponta” para a direita, já o negativo é o vetor que aponta para a esquerda. Após convencionar os sinais, somamos algebricamente os seus módulos.
Vetores perpendiculares entre si
Dois vetores são perpendiculares quando fazem um ângulo de 90º entre si. Suponha que um móvel saia do ponto A e vá na direção oeste, deslocando-se a uma distância d1 e chegando ao ponto B. Em seguida, ele sai do ponto B e vai até um ponto C, deslocando-se a uma distância d2 agora na direção norte, conforme mostra a figura:
Vetores em direções quaisquer
Quando dois vetores fazem entre si um ângulo α, diferente de 90º, não é possível utilizar o Teorema de Pitágoras, mas as operações podem ser feitas através da regra do paralelogramo. A figura a seguir mostra o deslocamento resultante d de um móvel que saiu do ponto A e deslocou-se a uma distância d1 , chegando ao ponto B; em seguida, ele deslocou-se a uma distância d2 até chegar ao ponto C:
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Basicamente vc usa as mesmas operações que usamos com seguimentos de retas, só que vc leva em consideração o módulo (comprimento) sentido (para onde aponta) e direção (ângulo com o eixo x) para fazer soma destes vetores quando tem direções diferentes, não se dá apenas somando x com x e y com y,devemos utilizar alguma fórmula matemática como a lei dos cossenos que nos dará o vetor resultante, o produto temos o escalar que será um número e o vetorial que nos dará um 3° vetor que será perpendicular aos dois multiplicados,