Respostas
Resposta: a automobilística (no ABC) e a siderurgia (na Baixada Santista) e, no eixo da Castelo Branco, a produção têxtil (em Sorocaba).
Explicação:
No Sudeste ainda se destacam os polos industriais do Rio de Janeiro, principalmente os localizados na Baixada Fluminense, no Grande Rio, no Vale do Paraíba, na Região Serrana (Petrópolis e Nova Friburgo), os polos industriais de Minas Gerais, como o do Grande Belo Horizonte, onde identificamos a presença de dois importantes distritos industriais, os de Betim e Contagem.
Dentre as inúmeras produções das áreas industriais paulistas, pode-se destacar, no eixo da Anchieta, a automobilística (no ABC) e a siderurgia (na Baixada Santista) e, no eixo da Castelo Branco, a produção têxtil (em Sorocaba).
Dentre as inúmeras produções industriais presentes nos polos industriais do Rio de Janeiro e Belo Horizonte pode-se destacar, como exemplo, respectivamente, a têxtil e a siderúrgica.
A região Sul do Brasil, a segunda mais industrializada do país, apresenta sua atividade industrial ainda bastante vinculada ao setor agropecuário.
Isso quer dizer que no Sul as produções agroindustriais, como a frigorífica e a de óleos vegetais, apresentam, ainda hoje, elevada participação relativa no total do valor industrial produzido nessa região.
Dentre as produções desenvolvidas nesses domínios pode-se citar: no caso do Grande Porto Alegre, a indústria petroquímica (Canoas) e de calçados (São Leopoldo e Novo Hamburgo) e, no caso do Grande Curitiba, o refino de petróleo (Araucária) e a indústria de móveis.
No Estado de Santa Catarina, destacam-se como importantes áreas industriais o Vale do Itajaí, com forte presença do setor têxtil e a zona carbonífera do Estado, na qual sobressaem as produções de cunho carboquímico.
No Nordeste, a terceira região mais industrializada do país, com cerca de 9% da produção industrial brasileira, destacam-se as produções vinculadas ao processo de transformação industrial das matérias primas regionais.
Os mais importantes centros industriais do Nordeste situam-se nas suas três grandes áreas metropolitanas — Recife, Salvador e Fortaleza — com destaque para as produções têxteis e alimentícias, seguidas pela metalúrgica, química e de eletrodomésticos.