Considere estas afirmações: I - O trecho "Há anos se dedicam à causa do partido..." apresenta uma ambiguidade em decorrência do emprego equivocado da crase. II - Em "... pois os tempos românticos da pura paixão já ficaram para trás", o advérbio de tempo "já" cria o pressuposto de que houve uma época na qual as convicções políticas eram desvinculadas de interesses monetários. III - Na passagem "...cabalam eleitores ou se descabelam em comícios por R$ 40", os efeitos sonoros e semânticos dos verbos "cabalar" e "descabelar" conferem um tom jocoso ao texto.
Respostas
respondido por:
14
Considerando as afirmações, vemos que as mesmas tem valor: I- Falsa. II- Verdadeiro. III- Verdadeiro.
I- A afirmação é falsa, pois realmente a crase se torna necessária na frase. Afinal o termo dedicam necessita de preposição, veja quando fazemos a pergunta: " se dedicam a que? A alguma coisa" repare que a junção da preposição "A" com o a de "alguma", reflete a necessidade do emprego da crase.
II- A afirmação é verdadeira, pois o advérbio de tempo "já" usado na rase, traz esse efeito de trazer a lembrança de um fato que ocorreu em tempos anteriores.
III- É verdadeira a afirmação, afinal por serem pouco usadas nos dias atuais, as palavras cabalam e também descabelar geram sim, um tom irônico na afirmativa.
ramorimdias4:
Obrigada
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás