• Matéria: Física
  • Autor: Teresia
  • Perguntado 7 anos atrás

Ate quantos graus um satelite conseque aguentar??

Respostas

respondido por: 46887654
1

Resposta:

Nosso organismo resiste mais à queda do que ao aumento da temperatura interna. O corpo humano não aguenta grandes variações em sua temperatura interna. Aos 42 ºC, apenas 5 graus acima do normal, as proteínas começam a cozinhar e todo o organismo entra em pane.

No Brasil, o recorde é da cidade de Bom Jesus, no Piauí, que alcançou 44,7 graus no verão de 2005. Já a maior temperatura ambiente registrada no mundo foi no Vale da Morte, na Califórnia, no dia 10 de julho de 1913: inacreditáveis 56,7 graus

Explicação:

RESPOSTA DO GOOGLE

respondido por: sergiohenriquemaciel
1

Resposta:

A estrutura física do satélite pode aguentar até uns 500 graus Celsius sem muito prejuízo. Mas dentro, os componentes eletrônicos, apesar de feitos para suportarem extremos de temperaturas maiores, chegam a no máximo 160ºC.

Quanto às temperaturas mais baixas, a estrutura pode suportar até -100ºC, mas novamente, os componentes eletrônicos não costumam aceitar temperaturas menores que -30ºC.

Explicação:

Isso acontece porque o alumínio derrete aos 660ºC, e chegando perto disso ele já começa a apresentar mudanças em seu comportamento quanto sólido, o que pode comprometer a estrutura do satélite.

Já os componentes eletrônicos são feitos de outros materiais, como silício, plástico, Germânio, etc, assim, não suportam temperaturas tão altas sem perder sua integridade física ou eficiência na condutibilidade.

No outro extremo, ao baixarmos tanto as temperaturas, a energia das moléculas de alumínio caem muito e há uma lenta reorganização microscópica de algumas estruturas que os átomos formam, o que muda a forma com que o alumínio lida com a pressão (a falta dela no caso dos satélites), aumentando sua fragilidade.

Para os equipamentos, baixas temperaturas diminuem muito a condutibilidade dos materiais usados, ou seja, há uma perda de energia muito grande e muita informação pode se perder no meio dos fios dos computadores.

Por outro lado, a condução térmica na parte em que os satélites ficam é muito baixa, então mesmo com as altas temperaturas naquela "área" do espaço, um satélite precisaria ficar dezenas ou até centenas de anos lá para chegar a essas temperaturas.

Além disso, os satélites são equipados com radiadores, componentes que emitem radiação muito facilmente, eles servem para se livrar de temperaturas excessivas que o satélite possa vir a ganhar durante sua exposição ao Sol. Eles transformam o calor em ondas eletromagnéticas que são enviadas pro espaço.

Perguntas similares