Nos últimos Jogos Paraolímpicos, o Brasil se destacou naobtenção de um grande número de medalhas. No entanto, é sabido que, no Brasil, para as pessoas portadoras dedeficiência física, o acesso aos bens culturais, como aprática esportiva, ainda deixa a desejar. Faltam espaçosadequados, profissionais interessados, recursos materiais,etc. Apesar disso, nos últimos anos, na área de formaçãoprofissional em Educação Física tem aumentado ointeresse pelo assunto, e a produção acadêmica ésignificativa.Neste termos, responda às questões a seguir, sobre otrabalho com pessoas portadoras de deficiência física,considerando a especificidade do profissional de Educação Física.No caso das pessoas portadoras de deficiência visual, quese utilizam de artifícios como bolas com guizos, perfumes,bengalas, sinais sonoros e guias, o uso desses artifíciosno processo de ensino e treinamento esportivo visa aodesenvolvimento das seguintes habilidades:(A) agilidade e força.(B) orientação e mobilidade.(C) destreza e orientação.(D) equilíbrio e mobilida(E) força e equilíbrio.
#ENADE
Respostas
respondido por:
9
A alternativa B) é a correta.
O uso desses artifícios no processo de ensino e treinamento esportivo visa ao desenvolvimento de habilidade de orientação e mobilidade, para que o deficiente possa se manter na prova de forma adequada.
Por exemplo, um nadador cego pode não saber a direção para qual deve nadar, e isso gera desvios no caminho até a chegada.
Corredores cegos podem ser guiados pelo cheiro ou pela audição também para que não se percam na prova.
Espero ter ajudado!
respondido por:
3
Resposta: orientação e mobilidade
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás