Dona Amélia, 72 anos, disse para o enfermeiro Luís que asua hipertensão arterial foi "castigo divino" (sic), mas quetem esperança de ficar curada. O enfermeiro a esclareceusobre as formas de surgimento dessa condição e as possibilidades de tratamento terapêutico que, de acordo com avaliação médica, o serviço de saúde tem a oferecer. Reconhecendo que D. Amélia possui conhecimentos limitados sobreessa condição, que características das doenças crônicasdevem fundamentar a abordagem do enfermeiro?(A) Longo curso clínico, degeneração tissular, cura ereabilitação, transmissibilidade em alguns casos.(B) Presença de determinados microorganismos,transmissibilidade, curto curso clínico e irreversibilidade.(C) Presença de determinados microorganismos,transmissibilidade, longo curso clínico e irreversibilidade.(D) Ausência de microorganismos no modeloepidemiológico, não-transmissibilidade, longo cursoclínico e irreversibilidade.(E) Ausência de microorganismos no modeloepidemiológico, transmissibilidade em alguns casos,longo curso clínico e irreversibilidade.
#ENADE
Respostas
respondido por:
13
A alternativa D) é a correta.
As doenças cronicas são doenças que estão ligadas a degeneração de tecidos sem envolvimento com micro-organismos, de modo geral, são doenças não-transmissíveis, mas que podem ser adquiridas.
Um bom exemplo é a hipertensão, uma doença cronica que surge por hábitos alimentares inadequados para os seres humanos.
A obesidade, doenças cardíacas, diabetes, entre varias outras doenças, ocorre justamente pelo estilo de vida, e não pela ação de micro-organismos.
Espero ter ajudado!
respondido por:
11
Resposta:
R- Ausência de microorganismos no modelo epidemiológico, não-transmissibilidade, longo curso clínico e irreversibilidade
Explicação:
corrigido no DNM
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás