A enfermeira Marta, do Programa de Saúde da Família (PSF), realizou uma visita domiciliar na zona rural e constatou que aconstelação familiar era formada por cinco pessoas (um casal e três filhos). Observou que a comunidade rural onde vivemapresenta precárias condições de vida, tais como falta de saneamento básico e de tratamento de lixo, ausência de aparelhos culturais e habitação insalubre. Ao avaliar o pai, Senhor João (38 anos), constatou que apresentava tosse produtivapor quatro semanas, febre vespertina, perda de peso, sudorese noturna e dispnéia. Ele relatou que teve tuberculose najuventude. Com base no caso, indique duas ações em nível individual e duas em nível coletivo, para a assistência a essafamília, justificando a sua tomada de decisão.
#ENADE
Respostas
respondido por:
4
As ações que envolvem o nível individual do atendimento da enfermeira Marta do quadro do Senhor João são:
- Encaminhar o Senhor João para realizar um exame de baciloscopia, para que ele faça um escarro, a fim de verificar se o senhor está com tuberculose. O exame permite compreender da onde vem a infecção.
- Estabelecer uma relação harmoniosa: É importante que a enfermeira seja empática, isto é, coloca-se no lugar do outro, tendo uma relação amigável com o paciente.
Duas ações coletivas:
- Identificar os sintomas físicos da família;
- Avaliar a higiene dos componentes da família, compreendendo que cada região tem a sua especificidade, conforme as condições econômicas dos indivíduos.
Abraços!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás