A RDC n.17/ANVISA de 12 de janeiro de 2001, que dispõesobre registro de medicamentos fitoterápicos, define o conceito de fitoterápicos e medicamentos como se segue.« Medicamento – produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.Fitoterápico – medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso,assim como pela reprodutibilidade e constância da sua qualidade. Não se considera medicamento fitoterápico aqueleque, na sua composição, inclua substâncias ativas isoladas, de qualquer origem, nem as associações destas comextratos vegetais. »De acordo com os conceitos acima e a legislação vigente,pode(m) ser considerado(s) como medicamento(s)fitoterápico(s) apenas(A) Tintura de própolis.(B) Chá de erva-cidreira (Melissa oficinalis) em saquinhos.(C)Pomada preparada com uréia e tintura de camomila(Matricaria chamomilla).(D) Comprimidos de ginseng (Panax ginseng) e cafeína.(E) Cápsulas do pó moído das cascas de cáscara-sagrada(Rhamnus purshiana).
#ENADE
Respostas
respondido por:
7
A alternativa E) é a correta.
Os medicamentos fitoterápicos são feitos a partir de plantas medicinais, como é o caso Cápsulas do pó moído das cascas de cáscara-sagrada, isso por que não houve processo de mudança estrutural, e sim o uso da planta in natura.
Diferente das pomadas, tinturas e chás, que envolvem a mistura de outras substâncias e a industrialização de uma substância natural, que poderia ser consumida sem alterações.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás