Algumas mutações genéticas podem conferir vantagens adaptativas a certos indivíduos em certas populações. Um caso emquestão é a anemia falciforme. Esta é uma doença causada por uma alteração de um aminoácido da cadeia beta dahemoglobina (substituição de um resíduo glutamato por valina, resultando na hemoglobina S, ou HbS). Indivíduos homozigotosapresentam sintomas severos para esta doença, enquanto heterozigotos (40% de hemoglobina S) levam uma vida quasenormal. Heterozigotos para anemia falciforme, quando em áreas endêmicas de malária, apresentam uma vantagem adaptativapor serem mais resistentes a essa parasitose. Considere alguns aspectos relevantes dessa doença:Considerando essas informações, responda às questões a seguir.a) Qual a relação entre as pressões parciais de oxigênio, arteriais e venosas, e a proporção entre oxi e desoxiemoglobina?b) Correlacione os aspectos de variações de pH com a polimerização da hemoglobina S. c) Por que indivíduos heterozigotos para a anemia falciforme apresentam maior resistência à malária?
#ENADE
Respostas
a)
Podemos afirmar sobre as reações entre pressões parciais de oxigênio, artérias e venosas, bem como sobre a proporção entre oxiemoglibina e desoxiemoglobina, que na região dos pulmões, onde consideramos a pressão parcial de oxigênio em torno de 100 torr (pressão arterial), o equilíbrio de Hb + O2 HbO2 + H+ vai estar deslocado para a oxiemoglobina (HbO2 ).
Já nos tecidos, quando a pressão parcial de oxigênio abaixa em cerca de 30 torr (pressão venosa), dizemos que o equilíbrio está deslocado para a esquerda e, dessa forma, favorece a formação da desoxiemoglobina, Hb.
b)
Levando em conta os casos relacionados à anemia falciforme, onde o meio celular está em um pH mas ácido, por 0,4 unidades, o equilíbrio Hb + O2 HbO2 + H+ é favorável a maior dissociação da oxiemoglobina (HbO2), e ocorre a consequente produção de mais desoxiemoglobina (HbS), que polimeriza engendrando filamentos.
Dessa forma, podemos afirmar que o pH celular mais baixo favorece a polimerização da HbS, por causa da sua maior concentração no meio.
c)
Podemos afirmar que, por causa da presença das fibrilas de HbS, os eritrócitos infectados, que apresentam-se deformados com a forma de foice, são removidos da circulação ou sofrem lise.
O processo de remoção/lise preferencial para eritrócitos infectados causa uma eliminação acentuada do parasito do organismo, o que oferece ao indivíduo heterozigoto para a anemia falciforme uma resistência mais pungente à malária.
Espero ter ajudado, bons estudos.