• Matéria: ENEM
  • Autor: geffersonso162
  • Perguntado 7 anos atrás

Por orientação da diretora de sua escola, Selma,professora de ensino médio, procurou um fonoaudiólogo. Elaafirma que sua voz some freqüentemente e que, às vezes, ao falarao telefone, é confundida com uma voz masculina. Relatatambém rouquidão, dor de garganta e cansaço ao falar. Apesardas queixas, gosta de sua voz rouca e grave, acrescentando quenão quer fazer terapia fonoaudiológica. Finaliza contando que sófoi à consulta porque a diretora assim lhe ordenou e ela ficou commedo de perder seu emprego.Diante da situação exposta, assinale a opção que corresponde àconduta fonoaudiológica correta.A O fonoaudiólogo deve procurar conscientizar essa professoraquanto à necessidade e aos benefícios do tratamentofonoaudiológico e esclarecê-la quanto aos prejuízos econseqüências prováveis, no caso de ela optar por não cuidarde sua voz.B Como Selma comentou que gosta da sua voz e não quer seratendida, o profissional fica impedido de tomar qualqueratitude.C Selma pode ser orientada a manter sua voz "rouca e grave",uma vez que, nos dias de hoje, esse tipo de voz é valorizadapor ser considerada sensual.D O fonoaudiólogo deve encaminhar Selma para o médicootorrinolaringologista e iniciar a terapia, mesmo que ela nãoqueira, para evitar que essa professora perca o emprego.E Selma deve ser encaminhada a um médico otorrinolaringologista para realizar cirurgia de laringe, uma vez que nãoestá motivada para a terapia fonoaudiológica e não podedeixar de cuidar da sua voz, seu instrumento de trabalho.

#ENADE

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
0

A O fonoaudiólogo deve procurar conscientizar essa professora quanto à necessidade e aos benefícios do tratamento fonoaudiológico e esclarecê-la quanto aos prejuízos e conseqüências prováveis, no caso de ela optar por não cuidar de sua voz

A professora deve procurar um tratamento com um fonoaudiólogo para que o problema da sua voz não se agrave, além de que, com a terapia irá melhorar, pois o profissional irá realizar o tratamento adequado.

Mesmo que a professora tenha medo de perder o emprego é preciso que inicie o tratamento, já que sem ele, pode inclusive perder a voz para sempre, e consequentemente não poderá trabalhar.

Dessa forma é papel do profissional orientá-la. Apresentar os riscos que ela corre ao não tratar da voz e os benefícios que ela pode ter com o tratamento fonoaudiológico.

Abraços!

Perguntas similares