• Matéria: Pedagogia
  • Autor: evellynaugusto
  • Perguntado 7 anos atrás

Hoje, a escola não pode deixar de matricular o aluno com necessidades educacionais especiais, sob acusação de prática de preconceito. Nem todas as leis têm sido cumpridas na sociedade brasileira, mas as contra o preconceito têm sido implacáveis. E o professor com medo, não tendo ou não sabendo a quem recorrer, chega a pedir demissão da escola. Nesses casos, o professor tem que exigir o quê?

a )
Que o aluno seja transferido para uma escola especial.


b )
Que seja transferido para outra sala de aula.


c )
O serviço psicológico oferecido nas redes municipais, estaduais e federais.


d )
Um professor de apoio nas aulas que os alunos apresentarem maiores dificuldades.


e )
O serviço de apoio especializado garantido na LDB e na Resolução do Conselho Nacional de Educação. (CORRETA)

Respostas

respondido por: henriquec1001
6

O serviço de apoio especializado garantido na LDB e na Resolução do Conselho Nacional de Educação. (Alternativa E)

O aluno com necessidades especiais deve ser inserido no sistema educacional de acordo com as suas limitações, o que não deve ser jamais motivo de preconceito e exclusão.

 O corpo docente poderá recorrer ao serviço de apoio especializado garantido na LDB, com a finalidade de colocar a lei em prática e tornar acessível a inserção de alunos com necessidades especiais.

Bons estudos!

respondido por: ocadriele
1

Resposta:

Letra E - O serviço de apoio especializado garantido na LDB e na Resolução do Conselho Nacional de Educação.

Explicação:

“Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais” (LDB, Cap. V, Art. 58)

Complementando o embasamento temos os incisos:

?1°. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender as peculiaridades da clientela de educação especial.

?2°. O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições especificas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns do ensino escolar.

?3°. A oferta da educação especial, dever constitucional do Estado, tem inicio na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil (LDB, Cap. V, Art. 58, 1996).

No Artigo 59 fala do sistema de ensino, reforçando e assegurando o direito dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, citando a formação do docente para exercer a educação especial com também sua função na escola e sociedade.

III. Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;

IV. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam habilidades superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora (LDB, Cap. V, Art. , 1996).

Fonte: Portal da educação

Perguntas similares