A partir da Constituição Federal vigente, promulgada em1988, a participação popular e o controle social passaram a ser tratados como constitutivos da construção depolíticas públicas. Nas diversas áreas em que atua o assistente social, especialmente nos organismos estatais, nosníveis federal, estadual e municipal, tem-se como referência político-institucional os Conselhos de Direitos e dePolíticas ou Conselhos de Gestão Setorial nos camposda assistência, saúde, criança e adolescente, dentreoutros. Tais conselhos, que foram e são fundamentaispara a participação democrática dos movimentos sociais,no caso da Saúde e da Assistência, se organizam a partir de que diretrizes?(A) Representação majoritária da sociedade civil e caráterdeliberativo em face da elaboração e fiscalização daspolíticas.(B) Representação majoritária do governo e caráter executor das políticas.(C) Paridade entre governo e sociedade civil e caráter consultivo em face da elaboração de políticas e deliberativoem face da fiscalização das mesmas.(D) Paridade entre governo e sociedade civil e caráter consultivo em face da elaboração e fiscalização das políticas.(E) Paridade entre governo e sociedade civil e caráterdeliberativo em face da elaboração e fiscalização daspolíticas.
#ENADE
Respostas
(E) Paridade entre governo e sociedade civil e caráter deliberativo em face da elaboração e fiscalização das políticas.
O papel do assistente social que atua em organizações estatais, da esfera federal, estadual e municipal é de apresentar uma igualdade entre o governo e a sociedade civil.
Dessa forma, atuando em Conselhos, o assistente social precisa encontrar um equilíbrio para realizar atividades que sejam interessantes para ambos, não pode ser majoritariamente sociedade civil ou governo.
Portanto deve prezar pela paridade porque é o assistente social que irá elaborar e fiscalizar as políticas dos Conselhos de Direitos e de Políticas.
Abraços!
Resposta:
E
Explicação:
Paridade entre governo e sociedade civil e caráter deliberativo em face da elaboração e fiscalização das políticas.