• Matéria: ENEM
  • Autor: eduinoue1093
  • Perguntado 7 anos atrás

Ao se encostar a base de um diapasão vibrando no processo mastóide (osso atrás da orelha) escuta-se o sompor condução óssea. A intensidade do som diminui lentamente até que se deixe de ouvi-lo. Neste momento, ao seaproximar o diapasão da orelha externa, volta-se a ouvir osom, agora por condução aérea, isto é, a vibração dasmoléculas de ar faz vibrar a membrana timpânica (áreaaproximada: 64 mm2), levando à movimentação dos ossículos da orelha média que, por sua vez, fazem vibrar ajanela oval (área aproximada: 3,2 mm2), chegando àcóclea. Esse fenômeno é explicado pelo fato de(A) as áreas da membrana timpânica e da janela ovalserem diferentes, acarretando aumento da força nacóclea.(B) o som ser amplificado devido ao aumento de pressão associado à diferença de áreas entre a membrana timpânica e a janela oval.(C) os ossículos da orelha média serem muito menoresdo que o processo mastóide e mais sensíveis àvibração do diapasão.(D) a velocidade do som no ar ser cerca de 4 vezesmenor do que na água, resultando em maior quantidade de energia.(E) a transmissão do som pelo osso ser menos eficazpor tratar-se de um meio mais denso do que o ar.

#ENADE

Respostas

respondido por: Danas
29

A alternativa B) é a correta.

Esse fenômeno é explicado pelo fato do som ser amplificado devido ao aumento de pressão associado à diferença de áreas entre a membrana timpânica e a janela oval.

O aumento do som que é gerado no ambiente ocorre pelas vibrações nos ossículos do ouvido e em toda a vibração do pavilhão auricular, que amplifica essas vibrações e levam ela a um ponto sensível a pressão das vibrações, a membrana timpânica.

Espero ter ajudado!

respondido por: deboramayereventos
7

Resposta:

b  esta correta

Explicação:

Perguntas similares