• Matéria: ENEM
  • Autor: brunaarlati3678
  • Perguntado 7 anos atrás

O protocolo de Kioto, que foi ratificado recentemente, estabelece que o seqüestro de carbono da atmosfera e a sua conservação emreservatórios ecológicos podem ser remunerados, como forma de compensação por atividades emissoras de CO2. Esta medida leva aum segundo objetivo, pois pode ser conciliada com a conservação da biodiversidade.a. Que tipo de ecossistema deve ser manejado para alcançar estes dois objetivos? Justifique. b. Que parâmetros ecológicos devem ser usados para avaliar:1. o potencial de seqüestro de carbono de cada ecossistema 2. a quantidade de carbono conservado (indique as unidades dessas medidas) c. Que outras vantagens desta conservação devem ser divulgadas em programas educativos para formação da opinião pública epara angariar seu apoio para essa medida?

#ENADE

Respostas

respondido por: Joselittle
1

a)

Por causa da presença de tecidos inativos dos troncos, local onde o carbono possui acentuado tempo de residência, os ecossistemas florestais possuem maior capacidade para o estoque de carbono.

Além disso, as florestas  apresentam ainda um enorme potencial para abranger grande biodiversidade, sendo esta mais elevada nas florestas  pluviais tropicais.

Dentre as regiões, a tropical úmida equatorial, possui maior indicação devido ao processo de fotossíntese que, neste tipo de região, possui menor quantidade de fatores limitantes.

b)

Para determinar o potencial, devem ser usadas as medidas de produção primária líquida:

(massa × área^{H1} × tempo^{H1})

2.

Para determinar a quantidade de carbono conservada é utilizada a medida de biomassa :

(massa × área^{H1})

c.

As vantagens da conservação inclui: diminuição do efeito estufa e da poluição, promovendo assim maior qualidade de vida, além da preservação de  genes, espécies e serviços ambientais.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas similares