• Matéria: Psicologia
  • Autor: dg8385
  • Perguntado 7 anos atrás

O que a ciência realmente diz sobre o comportamento homossexual ?​

Respostas

respondido por: moraisvinicius997
2

Resposta: Um grupo internacional de cientistas analisou o papel da genética na definição de comportamentos sexuais e concluiu que não existe um “gene gay”, isto é, um único fator genético que defina se uma pessoa é homossexual, heterossexual ou bissexual.

O estudo será publicado nesta sexta-feira (30) na revista “Science”. A pesquisa diz que, assim como a maioria dos traços de personalidade humanos, também o comportamento sexual de cada pessoa resulta de uma mistura de fatores, tanto genéticos quanto ambientais.

O artigo científico é uma combinação de grandes pesquisas realizadas em várias partes do mundo. No total, foram analisados 477.522 indivíduos e, portanto, milhões de marcadores genéticos (partes do DNA responsáveis por determinar características e atributos de uma pessoa).

Como foi feito o estudo

Em todas as sociedades humanas, de 2% a 10% dos indivíduos têm atração sexual por pessoas do mesmo sexo. Isso pode ocorrer de forma exclusiva, o que definiria uma pessoa como “homossexual”, ou de forma adicional a parceiros do sexo oposto, o que justifica o termo “bissexual”.

Estudos anteriores já demonstraram que a herança genética influencia, ao menos em parte, o comportamento sexual humano. Mas pouco se sabe sobre genes específicos que possam causar a homossexualidade ou a bissexualidade.

Entretanto, o estudo deste grupo internacional é o primeiro que olha para a questão em grande escala, comparando os comportamentos sexuais com as cargas genéticas de cada indivíduo, e os indivíduos entre si.

Os cientistas perguntaram aos participantes se eles "já tiveram relações sexuais com pessoas do mesmo sexo" e "por quem eles se sentem sexualmente atraídos". Depois, compararam as respostas com a carga genética dos indivíduos, por meio do método de "Associação Genômica Ampla" (GWAS, na sigla em inglês).

Esse método identifica se indivíduos que têm um mesmo gene no seu DNA apresentam, entre si, também as mesmas características e comportamentos. Assim, é possível compreender se certos genes determinam certos comportamentos.

Perguntas similares