Questão 1
Os anos de 20 e 30, no âmbito pedagógico, consolidaram a pedagogia tradicional, sufocou a organização da pedagogia socialista e da pedagogia libertária.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Questão 2
Os primeiros 30 anos do regime republicano representaram um período de formação e consolidação da Pedagogia Libertária Brasileira.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Questão 3
A proposta pedagógica pós-64 se consubstanciou na Pedagogia Tecnicista, baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Questão 4
Nos a nos de 1970, a Pedagogia Nova teve alguns de seus principais princípios assimilados pelas escolas públicas. Vestida com roupagens piagetianas encontrou no movimento de proliferação de pré-escolas e nos grandes colégios, campo propício de desenvolvimento.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Questão 5
A pedagogia Libertadora implementou uma nova modalidade de ensino tradicional.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Questão 6
O Manifesto dos Pioneiros reivindicava a educação como responsabilidade do Estado através da institucionalização da escola "única, pública, gratuita e laica"
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Questão 7
As pedagogias Não-diretivas nutriam-se de pressupostos já anunciados pela Pedagogia Nova. Entretanto, as diretrizes pedagógicas encaminhavam-se por soluções conservadoras expressas.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Questão 8
Assinale a alternativa INCORRETA:
Sobre as Teorias Crítico-Reprodutivistas é incorreto afirmar:
Escolha uma:
a. Também pode ser denominada pedagogia liberal
b. a escola era um simples reprodutor da ideologia dominante
c. a escola era um instrumento das classes dominantes contra as classes populares
d. Era baseada em Weber e Marx
Respostas
QUESTÃO 01
Verdadeiro. Foram nesses anos que os principais conceitos voltados para o desenvolvimento, bem como compreensão da pedagogia e psicologia foram mais estudados e formulados.
Foi perante essas décadas que ocorreu a criação do que compreendia a escola nova, juntamente com demais conceitos que eram de grande relevância para a análise dos indivíduos, suas ações, além de demais aspectos pessoais e individuais.
QUESTÃO 02
Verdadeiro. Os trinta primeiros anos do Regime Republicano podem ser de fato compreendidos como a base da pedagogia libertária porque foi possível o estabelecimento de propostas educacionais baseadas nos princípios da Pedagogia Tecnicista, envolvendo portanto, liberdade, igualdade e fraternidade.
Pode-se ainda citar a pedagogia nova, que se baseou na ideia de construção de grandes além de eficientes escolas, gerando campos propícios ao desenvolvimento.
QUESTÃO 03
A partir de 1964, a implantação de um Estado autoritário teve como resultado transformações na área educacional. Foi instalada a "educação tecnicista", que atendia às necessidades que surgiram com a industrialização crescente, fruto de influência do capital estrangeiro.
QUESTÃO 04
A educação no Brasil pode ser dividida em quatro períodos:
- idéias pedagógicas no Brasil, entre 1549 e 1759: monopólio da "vertente religiosa da pedagogia tradicional".
- idéias pedagógicas no Brasil, entre 1759 e 1932: coexistência entre "vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional".
- idéias pedagógicas no Brasil, entre 1932 e 1969: predominância da "pedagogia nova".
- idéias pedagógicas no Brasil, entre 1969 e 2001: configuração da "concepção pedagógica produtivista".
QUESTÃO 05
Verdadeiro. A pedagogia libertadora proporcionou a criação de um novo sistema de educação tradicional, que passou a ser chamado de emancipatória, no sentido de proporcionar um papel ativo do estudante dentro do processo de aprendizagem.
A partir daí, os estudantes passam a obter autonomia para o desenvolvimento intelectual, moral e social, ao passo que os educadores passam a ser considerados como mediadores de todo o processo de conhecimento.
QUESTÃO 06
O manifesto defendia: "A educação única, laica, gratuita, obrigatória e com a coeducação entre meninos e meninas."
Durante a metade do século XIX e chegada do século XX, a educação essas propostas resgataram princípios atenienses de educação após diversas críticas sob o modelo pré estabelecido, passou a desenvolver um real valor a experiência do aluno e seus conhecimentos prévios para assim fundir a aprendizagem escolar.
Atualmente, a educação passa por diversas mudanças, principalmente após o advento da globalização, e, assim, os sistemas educacionais ainda não conseguiram avaliar de maneira satisfatória o impacto das tecnologias da informação sobre o ensino, por isso, é importante que cada país desenvolva medidas úteis para o processo de formação do ser social, adequando as mudanças globais.
QUESTÃO 07
A gestão educacional assume caráter amplo, regido pelas LDB assim como o Plano Nacional de Educação, devendo sempre as instituições estarem atentas as mudanças ocasionais no sistema escolar.
Assim, o planejamento escolar parte da fundamentação das atividades dentro da educação, que, no Brasil tem respaldo da Lei de Diretrizes Básicas.
Ele está associado a promoção do incentivo e necessidade de educar a população.
QUESTÃO 08
c. a escola era um instrumento das classes dominantes contra as classes populares.
Na realidade, a fundamentação das teorias crítico-reprodutivistas eram baseadas na ideia de que as escolas reproduziam as culturas, valores e noções das classes mais dominantes na sociedade.
Diante disso, estas teorias procuravam conscientizar, principalmente, as classes dominadas a se libertar e promover a criticidade em relação a estas características.
Espero ter ajudado!