enquanto na antiguidade clássica Aristóteles preocupava-se com o que distinguia a literatura em termos de forma e conteúdo, os teóricos do seculo XX buscaram transpor essa fronteira, observando questoes que interessam aos estudos contemporaneos de teoria literaria tais como: a) o comportamento do leitor e sua relaçao com o texto literário. b) a importância assumida pelo autor, considerado observador privilegiado da sociedade. c) a literatura como forma de denúncia dos problemas sociais. d) a categorização dos textos literários segundo seu propósito pragmático
Respostas
respondido por:
5
Os estudos literários a partir do séc. XX, demonstraram preocupação no fato exposto na LETRA D.
No século XX, vemos que os autores passaram a categorizar os textos literários a fim de que o leitor dos mesmos pudesse identificar e escolher a temática que gostaria de ler. Essa preocupação não existia antes do século XX, pois anteriormente a esse período a preocupação era no campo da estilística.
Para esses pensadores literários do séc.XX o que acontecia, é que tendo eixos temáticos específicos haveria uma facilitação para que os assuntos fossem estudados e pesquisados em seus detalhes, trazendo ganhos ao conhecimento e as áreas do saber.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás