No campo da ciência de materiais, defeito ou imperfeiçãoestrutural indica a ocorrência de interrupção, irregularidade oudesarranjo na estrutura do material. A presença de imperfeiçõesnão implica necessariamente efeito negativo sobre as suaspropriedades. Pelo contrário, defeitos podem ser introduzidos,intencionalmente, para produzir determinado conjunto depropriedades. A respeito de imperfeições estruturais e seus efeitossobre o comportamento de materiais, assinale a opção incorreta.A Lacunas são imperfeições no arranjo atômico, geralmentepresentes em materiais metálicos e cerâmicos, quepossibilitam a ocorrência do mecanismo de difusão atômica,necessário para a maioria dos processos de transformação defase.B O contorno de grão — imperfeição estrutural tipicamentepresente em materiais monocristalinos — permite o controlede propriedades mecânicas. Reduzindo o tamanho de grão, épossível diminuir o limite de resistência de materiais.C A deformação plástica de metais, por meio da qual realizamse diversos processos de conformação mecânica, como alaminação, por exemplo, ocorre por meio do movimento dediscordâncias ou deslocações.D A presença de poros pode ser desejável, dependendo daaplicação do material. Poros podem ser introduzidosintencionalmente, por exemplo, para reduzir a condutividadetérmica de materiais.E A adição intencional de impurezas em um material, mesmoem pequenas quantidades, pode afetar significativamente suaspropriedades ópticas e elétricas.
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
A alternativa B) é a incorreta.
A respeito de imperfeições estruturais e seus efeitos sobre o comportamento de materiais, temos que o contorno do grão NÃO PERMITE O CONTROLE DE PROPRIEDADES MECÂNICAS.
Se o tamanho do grão for reduzido, as suas propriedades mecânicas ainda serão as mesmas, pois é uma característica QUALITATIVA, e não quantitativa.
As propriedades mecânicas podem ser controladas quando se muda a estrutura de determinada substância.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás