Respostas
As estações de tratamento de água (ETAs) apresentam uma necessidade básica para as comunidades, visto que tem a finalidade de fornecer água potável, proporcionando,desta forma,melhores condições de saúde e higiene a população.
Nos últimos anos, um grande número de estações de tratamento de água (ETAs) tem-se defrontado com o problema do tratamento e disposição final dos resíduos sólidos gerados durante o processo de tratamento de água. Embora não seja um problema recente, o efeito da disposição inadequada dos resíduos sólidos gerados em ETAs no meio ambiente tem-se mostrado ser extremamente danoso ao meio ambiente, especialmente nos grandes centros urbanos,seja pelo aumento da quantidade de sólidos e da turbidez em copos d'água, como também no provável aumento da sua toxicidade que,por sua vez,pode comprometer a enstabilidade da vida aquática.
De uma forma geral,os resíduos gerados em ETAs podem ser divididos em quatro grandes categorias
1) Resíduos gerados durante processos de tratamento de água visando a remoção de cor e turbidez. Em geral,os resíduos sólidos produzidos
englobam os lados gerados nos decantadores (ou eventualmente de flotadores com ar dissolvidos) e as águas de lavagem de filtros.
2) Resíduos sólidos gerados durante processos de abrandamento.
3) Resíduos gerados em processos de tratamento avançando visando a redução de compostos orgânicos presentes na água bruta, tais como carvão ativado granular saturado, ar proveniente de processos de arraste com ar etc.
4) Resíduos líquidos gerados durante processos visando a redução de compostos inorgânicos presentes na água bruta, tais como processos de membrana (osmose reversa,ultrafiltração, nanofiltração, etc).
Durante o processo convencional de tratamento de água são gerados basicamente dois tipos de resíduos, a saber:
O primeiro deles é o resíduo sólido gerado nos decantadores(ou eventualmente em flotadores com ar dissolvido) o segundo, contém os resíduos gerados na operação de lavagem dos filtros.