Roberto Lobato Correa analisa o espaço geográfico como resultado de ações acumuladas através do tempo e engendradas poragentes que produzem e consomem espaço. (CORREA, R. L. O Espaço Urbano. São Paulo: Atica, 1993. p.11)Dentre estes agentes, o autor destaca os grupos sociais excluídos. Nesse sentido, é correto afirmar:I. A ação dos grupos sociais excluídos caracteriza-se pela resistência e luta pela sobrevivência, que se traduzem na apropriação de terras urbanas localizadas, muitas vezes, em áreas consideradas de risco pelos demais agentes.II. Os grupos sociais excluídos têm, em princípio, como opções de moradia, os cortiços em áreas degradadas ou periféricas,a autoconstrução na periferia pobre e os conjuntos habitacionais produzidos pelo poder público.III. A ação dos grupos sociais excluídos auxilia os promotores imobiliários, os corretores e os planejadores de vendas porqueleva ao imediato (A) somente a afirmativa I é correta.(B) somente as afirmativas I e II são corretas.(C) somente as afirmativas I e III são corretas.(D) somente as afirmativas II e III são corretas.(E) as afirmativas I, II e III são corretasaquecimento do mercado, ao diminuir a demanda por terrenos de baixo preço
#ENADE
Respostas
respondido por:
2
B) somente as afirmativas I e II são corretas.
I- Verdadeira. Os grupos sociais excluídos têm como característica a luta pela resistência e sobrevivência. São pessoas que não detém poder econômico suficiente para morar em um lugar que tenha o mínimo de saneamento básico.
II- Verdadeira. Os grupos sociais excluídos inicialmente moram em cortiços, localizados em áreas mais periféricas. Fenômeno que ficou marcado principalmente na cidade do Rio de Janeiro.
Para saber mais sobre os cortiços, recomenda-se a leitura do livro O Cortiço de Aluísio Azevedo.
III- Falsa. As ações dos grupos sociais excluídos não auxiliam o mercado imobiliário. Eles nem sequer têm participação nele.
Abraços!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás