A exploração da mão-de-obra indígena na América decolonização espanhola tem acontecido desde o períodocolonial até recentemente. Como exemplo, citemos ainstituição da mita pelo vice-rei do Peru, Francisco deToledo. Sobre ela, é possível afirmar que(A) não havia diferença entre a mita e o trabalho escravo, pois em ambos o trabalhador era transformado em mercadoria.(B) foi uma prestação de serviços controlada pelosencomenderos e dominante na maior parte da América de colonização espanhola.(C) estava relacionada, em Potosi, à prestação de serviços pelos índios que não tinham, por lei, qualquerdireito.(D) constituía-se na prestação de serviço temporário nasminas de Potosi por índios que viviam em regiõespróximas e delimitadas.(E) permaneceu vigente até o início do século XX e sófoi extinta após uma longa e bem sucedida revoltacomandada por lideranças indígenas.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
Letra b.
A mita compreendia um sistema trabalhista presente na Espanha, originário da cultura Inca, onde os índios eram escalados, em forma de sorteio, para que pudessem realizar uma temporada de serviços compulsórios, com o intuito de gerar cada vez mais riquezas para o reino em questão.
Sendo assim, essa atividade certamente pode ser diferenciada das relações de trabalho que eram aplicadas à mão de obra indígena no contexto da colonização nacional.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás