Saber, mesmo na ordem histórica, não significa reencontrar e sobretudo não significa reencontrar-nos. A história será efetiva na medida em que ela reintroduzir o descontínuo em nosso próprio ser. Ela dividirá nossos sentimentos; dramatizará nossos instintos; multiplicará nosso corpo e o oporá a si mesmo. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. p. 79. Acerca das principais características do pensamento de Michel Foucault, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações que seguem: ( ) Seus pensamentos estavam focados na análise do controle que as autoridades sociais exerciam sobre as pessoas. ( ) Entendia que para compreender a cultura era necessário o estudo profundo das estruturas intelectuais. ( ) Utilizava uma abordagem alternativa da história cultural, rompendo com os antigos métodos sociais e históricos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: A) F – V – V. B) F – V – F. C) V – V – F. D) V – V – V.
Respostas
Conforme as características de Michael Focault, podemos dizer que as afirmações estão na letra C: VERDADEIRO, VERDADEIRO, FALSO.
I- A alternativa é verdadeira, pois realmente Michael Focault criticava as forma como era dado poder as instituições estatais na vida da população. Para ele os sujeitos estavam se tornando seres não críticos e por vezes doutrinados aos saberes que o poder político achava melhor.
II- A alternativa também é verdadeira. Vemos que o Focault, via na ciência e em seus intelectuais a base de um ordenamento formador da cultura e dos hábitos em sociedade, por isso era necessário compreendê-los para buscar entender a cultura.
III- Essa alternativa é falsa, afinal Focault usava a antropologia e o estruturalismo, métodos que eram sim, históricos e sociais.