1)
Quanto à análise dos custos, esta pode ser feita considerando a classificação dos custos pelo objeto a ser custeado, bem como pelo volume de produção ou venda. Sendo assim, assinale a alternativa que melhor conceitua a classificação por objetos a serem custeados, bem como a classificação pelo volume de produção ou venda, respectivamente:
Alternativas:
Custo Direto e Custo Variável; Custo Indireto e Custo Fixo.
Custo Variável e Custo Fixo; Custo Direto e Custo Indireto.
Custo Direto e Custo Fixo; Custo Indireto e Custo Variável.
Custo Indireto e Custo Fixo; Custo Direto e Custo Variável.
Custo Direto e Indireto; Custo Variável e Custo Fixo.
Código da questão: 36648
2)
Com relação ao Método de Custeio por Absorção, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
Faz apropriação dos custos por Áreas de Atuação.
Faz apropriação de todos os custos (fixos e variáveis, diretos e indiretos) à produção do período. Não se consideram as despesas, as quais são consideradas diretamente no resultado do exercício.
Faz apropriação apenas dos Custos Variáveis e considera as despesas no resultado do exercício.
A Empresa define a priori o custo que ele entende que consegue alcançar.
Faz apropriação dos custos por Unidades de Negócios.
Código da questão: 36668
3)
Sobre as limitações do uso do Mark-Up como definidor de preço a ser praticado pela empresa, considere as afirmações a seguir:
I) Seu cálculo define preço de venda de um produto ou serviço a partir de custos, mas deve ser usado apenas como referência, pois a concorrência e a percepção de valor do consumidor com relação ao preço tem papel fundamental na definição do preço de venda de um produto ou serviço.
II) O preço de venda a partir de seu cálculo deve ser praticado rigorosamente pela empresa.
III) Caso uma empresa tenha vários produtos, o cálculo de um único markup serve como referência para todos eles.
IV) O markup serve como referência para a definição dos impostos a serem pagos.
Estão CORRETAS somente as afirmações:
Alternativas:
I, II e IV.
II, III e IV.
I, apenas.
III e IV.
I, III e IV.
Respostas
1) A alternativa que melhor conceitua a classificação por objetos a serem custeados, bem como a classificação pelo volume de produção ou venda, respectivamente, é: e) Custo Direto e Indireto; Custo Variável e Custo Fixo.
No método de custeio ABC, a apropriação de custos aos produtos é feito o mapeamento da empresa em relação a seus principais processos; assim a análise dos custos, esta pode ser feita considerando a classificação dos custos pelo objeto a ser custeado, bem como pelo volume de produção ou venda.
2) Com relação ao Método de Custeio por Absorção, a alternativa correta, é: Alternativa B
O Método de Custeio por Absorção tem como finalidade a apropriação de todos os custos (fixos e variáveis, diretos e indiretos) à produção ou ao produto. Assim no caso dos custos fixos, utiliza-se de rateio, e é o único aceito pela legislação brasileira.
Esse método faz apropriação de todos os custos (fixos e variáveis, diretos e indiretos) à produção do período. Não se consideram as despesas, as quais são consideradas diretamente no resultado do exercício.
3) Sobre as limitações do uso do Mark-Up como definidor de preço a ser praticado pela empresa, é correto o que se afirma em: c) I, apenas .
O Markup é um índice que deve ser aplicado ao custo do produto, levando em consideração as despesas, os impostos de vendas e lucro esperado, para obter um preço de venda, que apenas será uma referência, já que o preço de venda não segue o custo, isso porque concorrência e a percepção de valor do consumidor com relação ao preço tem papel fundamental na definição do preço de venda de um produto ou serviço.