• Matéria: Sociologia
  • Autor: amilcarsoares89
  • Perguntado 7 anos atrás

6 - As teorias éticas gregas, entre o século IV e o século V a.C. são marcadas por dois aspectos fundamentais: a Polis e o Cosmos, sendo o primeiro, a organização politica em que os cidadãos vivem, e o segundo, as concepções cósmicas que fundamentam algumas das teorias ético-políticas. Portanto, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmativas abaixo: ( ) Para que os homens livres alcancem o valor supremo do bem, Platão cita duas condições a serem reunidas: Os homens devem desprezar a razão, e seguirem somente os instintos ou paixões; Evitar os excessos, seguindo sempre a via do "meio termo". ( ) Bertrand Russell reivindicou a ideia de que os juízos morais expressam desejos individuais ou hábitos aceitos. ( ) O epicurismo identificava como sumo bem o prazer, principalmente o prazer intelectual e, tal como os estoicos, preconizava uma vida dedicada à contemplação. ( ) Jean-Jacques Rousseau afirmou que a razão humana é o critério para uma conduta correta e só as necessidades e interesses do homem determinam o que pode ser considerado bom e mau, o bem e o mal. A seguir, marque a sequência correta:

F – V – V – F


F – V – F – V


F – F – V - V


V – V – V - F

7 - Analise as afirmativas abaixo: I. A filosofa contemporânea desde o século XIX se fundamenta nos conceitos da história e da filosofia de Hegel pelas ideias de totalidade e de processo, sendo o homem um ser histórico, assim como a sociedade. Isto traz como uma das consequências a ideia de progresso e consagra a visão crítica diante das bases morais da sociedade ocidental, da religião e os abusos da própria ciência. II. De acordo com Immanuel Kant, sem liberdade, não pode haver virtude e, sem esta, não existe a moral, nem pode haver felicidade dos povos, porque também não pode haver justiça. III. Os ceticistas declaram não crer em nada, porém há uma controvérsia que é criticada por alguns filósofos, visto que, se fossem realmente céticos, duvidariam até da própria afirmação de que em nada creem. IV. De acordo com os teóricos defensores da ética valorativa, para ser bom, não basta apenas saber o que é a bondade, pois, só algum grau de coerção é capaz de evitar que o homem seja mau. V. Morais situacionais e relativistas são as que se recusam a construir a moral sobre um princípio absoluto, seja ele o fim último ou o dever. Todas as afirmativas estão corretas, exceto:

III, IV e V


IV e V


III e V


Somente a IV

8 - Marque a alternativa incorreta abaixo a respeito de Ética:

Os filósofos gregos sempre subordinaram a ética às ideias de felicidade da vida presente e de soberano bem. Nos textos antigos, ética quase sempre parece estar relacionada com desejo inato ao homem de busca da realização do supremo bem.


Na Grécia, o homem aparece no centro da política, da ciência, da arte e da moral, uma vez que para sua cultura até os deuses eram humanos com seus defeitos e qualidades.


O primeiro filósofo que escreveu sobre ética foi Kant. Com esse título, Kant escreveu duas obras: ética a Nicômaco (seu filho) e ética a Eudemo (seu aluno).


A palavra ética era utilizada pelos gregos no sentido de hábitos e costumes que privilegiassem a boa vida e o bem viver entre os cidadãos, porém, com o tempo, tal palavra passou a significar um modelo de vida que deveria ser adquirido ou conquistado pelo homem por meio da disciplina rígida que lhe formaria o caráter e que seria transmitida aos jovens pelos adultos.

Respostas

respondido por: polianafferreira
52

QUESTÃO 06

F – V – V – F

Analisando:

( F ) Para que os homens livres alcancem o valor supremo do bem, Platão cita duas condições a serem reunidas: Os homens devem desprezar a razão, e seguirem somente os instintos ou paixões; Evitar os excessos, seguindo sempre a via do "meio termo".

( V ) Bertrand Russell reivindicou a ideia de que os juízos morais expressam desejos individuais ou hábitos aceitos.

( V ) O epicurismo identificava como sumo bem o prazer, principalmente o prazer intelectual e, tal como os estoicos, preconizava uma vida dedicada à contemplação.

( F ) Jean-Jacques Rousseau afirmou que a razão humana é o critério para uma conduta correta e só as necessidades e interesses do homem determinam o que pode ser considerado bom e mau, o bem e o mal.

_____________________

QUESTÃO 07

Somente a IV.

Analisando:

I - Correta: A filosofa contemporânea desde o século XIX se fundamenta nos conceitos da história e da filosofia de Hegel pelas ideias de totalidade e de processo, sendo o homem um ser histórico, assim como a sociedade. Isto traz como uma das consequências a ideia de progresso e consagra a visão crítica diante das bases morais da sociedade ocidental, da religião e os abusos da própria ciência.

II - Correta: De acordo com Immanuel Kant, sem liberdade, não pode haver virtude e, sem esta, não existe a moral, nem pode haver felicidade dos povos, porque também não pode haver justiça.

III - Correta: Os ceticistas declaram não crer em nada, porém há uma controvérsia que é criticada por alguns filósofos, visto que, se fossem realmente céticos, duvidariam até da própria afirmação de que em nada creem.

IV - Incorreta: De acordo com os teóricos defensores da ética valorativa, para ser bom, não basta apenas saber o que é a bondade, pois, só algum grau de coerção é capaz de evitar que o homem seja mau.

V - Correta: Morais situacionais e relativistas são as que se recusam a construir a moral sobre um princípio absoluto, seja ele o fim último ou o dever.

Espero ter ajudado!


monica377santos: obrigago
respondido por: elienecorsioli
14

Resposta:6 - F V V F

Explicação:

Perguntas similares