9 - Hoje a imprensa costuma usar a palavra "ética" com muita frequência, às vezes até de forma abusiva. Essa insistência com que se fala de ética hoje se deve ao fato de o capitalismo ter-se mundializado, pois sem os valores éticos é impossível a reprodução da sociedade capitalista. Tendo isso, marque V(verdadeiro) e F(falso) nas afirmativas abaixo: ( ) O Capitalismo e a democracia nascem do pensamento liberal e portanto não podem ser dissociados. ( ) Para a mentalidade moderna, ética é entendida como algo que resulta de um poder punitivo explícito, assim como a Moral. ( ) A punição que a transgressão do agir ético traz é de consciência coletiva, formada na sociedade. ( ) Entende que a sociedade tem um conjunto de regras, normas e valores, que não se identifica com os princípios e normas de nenhuma moral em particular, mas com os valores formadores do núcleo da civilização, sem os quais a civilização entra na barbárie, a luta de todos contra todos em que os direitos – inclusive à propriedade e ao lucro – são destruídos, pois não há como obrigar as pessoas a cumprirem seus deveres. A seguir, marque a sequência correta:
V-F-F-V
V-V-F-V
V-F-F-F
F-F-V-V
10 - Os principais filósofos organizadores da ética cristã são: Santo Agostinho em A cidade de Deus e Confissões, e São Tomás de Aquino em Suma teológica. Durante a Idade Média, o cristianismo se estabelece como teoria no campo filosófico; a representação ocidental do “divino” não é mais a natureza e passa a encarnar uma pessoa: Jesus Cristo. Essa nova visão do logos provoca mudanças profundas na compreensão do que é o bem e, portanto, da ética. Marque a alternativa incorreta a respeito da ética cristã:
Enquanto que para os antigos a liberdade só se realizava no interior de cada ser humano, no cristianismo ela é realizada no campo político e é entendida como sinônimo de cidadania.
A ética cristã articula liberdade e vontade; apresenta essa última como essencialmente dividida entre o bem e o mal.
Se para os gregos antigos a virtude era um talento natural, para o cristianismo o que é moral ou não é o uso que se faz desses dons naturais; essa liberdade de escolha vai ser chamada pelos filósofos de “livre-arbítrio”.
O cristianismo traz uma concepção revolucionária que cristaliza até nossos dias: a nova concepção de amor. A moral passa a ser entendida como a busca da perfeição “à imitação de Cristo” como característica de cada ser humano Essa nova concepção da pessoa humana, do indivíduo, é o próprio cerne do processo civilizador ocidental, resultando em todos os direitos da pessoa humana; contudo, é na compreensão do que é a liberdade que o cristianismo vai promover uma revolução, se comparada ao conceito da Antiguidade Clássica.
Respostas
9- Sobre a ética e valores éticos, a alternativa com a sequência correta sobre as afirmações é: Falso, Falso, Verdadeiro, Verdadeiro.
(Falso) A afirmação é falsa, pois errado afirmarmos que a democracia e o capitalismo não podem ser desassociados, pois temos casos na história mundial de povos que viveram em regimes democráticos socialistas.
(Falso) A afirmação é falsa, porque na atualidade ética e moral são vistas mais como características de bom-senso para o convívio em sociedade do que como algo punitivo.
(Verdadeiro) A alternativa é verdadeira, pois realmente a consequência da falta de ética e moral se torna coletiva.
(Verdadeira) A afirmação é verdadeira, afinal traz a definição correta de moral e ética e como se apresentam na sociedade.
10- Sobre a ética Cristã a alternativa que apresenta uma visão incorreta é a letra A.
A alternativa A se encontra incorreta, pois ocorre o oposto do que a alternativa traz. No cristianismo a liberdade se articula a vontade e se chama livre-arbítrio. Enquanto para os antigos a liberdade era presenciada apenas no teor político e relacionada a cidadania.
Resposta:
B - V-F-F-V
Explicação:
( V) O Capitalismo e a democracia nascem do pensamento liberal e portanto não podem ser dissociados.
(F ) Para a mentalidade moderna, ética NÃO PODE SER entendida como algo que resulta de um poder punitivo explícito, assim como a Moral.
( F) A punição que a transgressão do agir ético traz é de consciência coletiva, formada na sociedade. (Resposta no item anterior)
( V ) Entende que a sociedade tem um conjunto de regras, normas e valores, que não se identifica com os princípios e normas de nenhuma moral em particular, mas com os valores formadores do núcleo da civilização, sem os quais a civilização entra na barbárie, a luta de todos contra todos em que os direitos – inclusive à propriedade e ao lucro – são destruídos, pois não há como obrigar as pessoas a cumprirem seus deveres.