Explique por que não é possível fazer o prognóstico de funcionamento de um circuito com um Diodo na 3.Aproximação utilizando-se apenas as leis de Kirchhoff e a lei de Ohm e indique qual a técnica utilizada para se fazer o prognostico.
Respostas
O diodo é um componente elétrico que permite que a corrente o atravesse num sentido com muito mais facilidade do que no outro, ou seja, promovendo queda de tensão. Como o diodo varia a sua resistência elétrica, logo ele não obedece a Lei de Ohm. As Leis de Kirchhoff são empregadas em circuitos elétricos mais complexos, podendo então fazer um prognóstico melhor.
Explicação:
Diodo semicondutor é um elemento ou componente eletrônico composto de um cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes materiais durante sua formação, o que causa a polarização de cada uma das extremidades.
É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica entre outras aplicações. Possui uma queda de tensão de, aproximadamente, 0,3 V (germânio) e 0,7 V (silício).
A corrente fornecida pelas empresas energéticas são alternadas, ou seja, mudam sua polaridade entre positivo e negativo com uma frequência de 60 Hz. Porém, a maioria dos aparelhos eletrônicos que utilizamos funciona somente com corrente contínua, ou seja, uma só polaridade. Dizemos que o diodo funciona como uma chave fechada (resistência zero) para uma polaridade da tensão de entrada e como uma chave aberta (resistência infinita) para a polaridade oposta.
Sendo assim, a função do diodo em um circuito é deixar passar a corrente elétrica em apenas uma polaridade. Observe a figura anexada 1:
Após passar pelo diodo, a tensão passa a ter apenas uma polaridade (figura anexada 2):
Para alguns materiais como os semicondutores, a resistência elétrica não é constante. Mesmo que a temperatura seja, ela depende da diferença de potencial V. Estes materiais são denominados condutores não ôhmicos. Um exemplo de componente eletrônico que não obedece à lei de Ohm é o diodo.
Apenas a Lei de Ohm não nos possibilita analisar circuitos elétricos. Já com a adição das duas Leis de Kirchhoff (das correntes e das tensões) podemos analisar uma grande variedade de circuitos elétricos.
As Leis de Kirchhoff são empregadas em circuitos elétricos mais complexos, como por exemplo circuitos com mais de uma fonte de resistores estando em série ou em paralelo. Para estuda-las vamos definir o que são Nós e Malhas:
Nó: é um ponto onde três (ou mais) condutores são ligados.
Malha: é qualquer caminho condutor fechado.