• Matéria: História
  • Autor: giovanagama
  • Perguntado 7 anos atrás

(Uece) “Tantas foram as formas que a família colonial
assumiu, que a historiografia recente tem explorado
em detalhes suas origens e o caráter das uniões,
enfatizando-lhe a multiplicidade e as especificidades
em função das características regionais da colonização
e da estratificação social dos indivíduos." (ALGRANTI,
Leila M. Famílias e vida doméstica. In: SOUZA, Laura
de M. História da vida privada no Brasil. Cotidiano e
vida privada na América portuguesa. São Paulo: Com-
panhia das Letras, 1997. v. 1, p. 87.)

Sobre a organização familiar nas grandes proprieda-
des açucareiras durante o período colonial, é correto
afirmar que:

a) os grandes proprietários constituíam núcleos fa-
miliares estaveis e restritos, onde os agregados não
existiam nem os escravos podiam aproximar-se.

b) nas fazendas, em função do desenvolvimento
tecnológico dos engenhos, reproduzia-se o mode-
lo de família nuclear burguesa característico da
Europa.

c) os escravos, pela localização das senzalas nas pro-
ximidades da casa-grande, não constituíam rela-
ções familiares duradouras e/ou estáveis.

d) a família extensa, que incluía agregados e até escravos, era característica dos ricos proprietários das grandes fazendas de cana-de-açúcar.

Respostas

respondido por: nilidis
62

Resposta:

alternativa d

Explicação:

Olá, tudo bem?

d) a família extensa, que incluía agregados e até escravos, era característica dos ricos proprietários das grandes fazendas de cana-de-açúcar.

Sucesso nos estudos!!!

respondido por: alancristhian3
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Resposta;ALTERNATIVA (D)

No centro de sua família, o senhor de engenho devia irradiar autoridade, respeito e ação. Sob seu comando dobravam-se filhos, parentes pobres, irmãos, bastardos, afilhados, agregados e escravos. Uma esposa, às vezes bem mais jovem, movia-se em sua sombra. Ela vivia para gerar filhos, desenvolvendo, entretempo, uma atividade doméstica – costura, doçaria, bordados – alternada com práticas de devoção piedosa. Na sua ausência, contudo, assumia as responsabilidades de trabalho com vigor igual ao do marido. Sua família era a formulação exterior de uma sociedade, mas não o domínio do prazer sexual. A possibilidade de se servirem de escravas criou no mundo dos senhores uma divisão racial do sexo. A esposa branca era a dona de casa, a mãe dos filhos. A indígena, e depois a negra e a mulata, o território do prazer.

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