O texto abaixo, de Antonio Candido, exemplifica o trabalhodo crítico.Em Gonçalves Dias, sentimos que o espírito pesa aspalavras, em Castro Alves, que as palavras arrastam oespírito na sua força incontida. Situado não apenascronologicamente entre ambos, Alvares de Azevedo é ummisto dos dois processos. Na melhor parte de sua obra, aspalavras se ordenam com medida, indicando que aemoção logrou realizar-se pelo encontro da expressãojusta. Infelizmente, porém, (...) se na sua obrapropriamente lírica existe não raro uma serena contenção,a que lhe deu fama e definiu a sua maneira própria secaracteriza pela tendência à digressão e à prodigalidadeverbal, que o tornaram, com o passar do tempo, o poetadesacreditado de nossos dias.(Formação da literatura brasileira: momentos decisivos)Considere as afirmações que seguem.I. A crítica implica uma valoração, resultante dasrelações que o crítico estabelece entre os elementos constitutivos da obra analisada e a sérieliterária.II. Em cada situação específica, a crítica incide naanálise independente de um dos três aspectos dofenômeno literário: ou o produtor, ou a obra, ou opúblico.III. É tarefa do crítico prescrever leituras que, aosuprirem certas necessidades do ser humano,atendam às expectativas do público.Confirma-se no texto de Antonio Candido o que se declaracorretamente sobre a crítica APENAS em(A) I.(B) II.(C) III.(D) I e II.(E) II e III.
#ENADE
Respostas
respondido por:
4
Letra a. Apenas a assertiva 1 está correta.
1. Correto. A crítica compreende uma análise da obra em questão, diante de determinados preceitos e conhecimentos acerca dos significados das estruturas literárias.
2. Incorreto. A crítica, na maioria dos casos, é realizada de tal forma que engloba diferentes parâmetros, e por isso, não pode ser considerada específica.
3. Incorreto. O crítico não apresenta como obrigação, ou tarefa, a realização de tal prescrição.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás