Leia a seguinte advertência de Jesús Martín-Barbero.Não podemos estudar a recepção (na América Latina) sem analisar os processos de exclusão cultural. Somente voulembrar três modos de deslegitimação e de desqualificação do gosto popular através da pecha de ausência de gosto ou maugosto: (...) o que agrada aos receptores populares, quase sempre, seria aquilo que é de mau gosto (...); a deslegitimação dosgêneros narrativos; (...) a deslegitimação dos modos populares de recepção.A advertência do autor sugere a necessidade de estudos e pesquisas na América Latina que considerem o processo decomunicação como(A) um espaço de construção de culturas heterogêneas.(B) um meio de transmissão de conhecimento.(C) uma forma de exploração comercial do receptor.(D) um desvio de comportamento da opinião pública.(E) uma normatização do gosto popular.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
Letra a.
Nota-se que o texto aponta o processo de exclusão cultural como elemento altamente prejudicial para a construção de uma sociedade. Diante do caso brasileiro, sabe-se que o processo de formação histórico social deve se compreendido como altamente plural.
Portanto, faz-se imprescindível que os espaços de desconstrução de tais parâmetros seja voltado para a obtenção de um respeito à existência de culturas tão heterogêneas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás