Esta questão se refere a dois trechos extraídos de: PITOMBO, L. R. M. e MARCONDES, M. E. R. , Química – Programa parao Aperfeiçoamento de Professores da Rede Estadual de Ensino. São Paulo: FDE, 1992.Trecho 1Pesquisadores e professores há tempos detectaram pontos de estrangulamento que ou diminuem a rapidez ou estacionam oprocesso da real assimilação do conhecimento químico. Um desses pontos é o alto grau de abstração de que se necessitaquando se tenta explicar, no nível microscópico, os eventos observados em escala macroscópica. Há, ainda, os seguintespontos: exigência da memorização indiscriminada, falta de experimentos que auxiliem na construção dos conceitos,dissociação absoluta da "química real" e, finalmente, omissão quase que completa em relação à evolução das idéiasatravés dos tempos. É interessante notar que muitos desses "gargalos" aparecem nos livros-texto, sendo raros aqueles quenos últimos anos tentam eliminar esses estrangulamentos.Trecho 2Em um currículo com ênfase construtivista, o trabalho de laboratório pode servir de ponte entre o que o aluno já sabe e onovo conhecimento a ser construído. As atividades experimentais devem ser desenvolvidas de forma a possibilitar aoaluno o teste de suas próprias idéias, provendo dados que possam desafiar e contradizer essas idéias. Dessa forma, podese estar causando um desequilíbrio cognitivo, o qual poderá levar às mudanças conceituais desejadas.Considerando os aspectos apontados pelos autores no trecho 2, a respeito das atividades experimentais em laboratório,explique como seria possível lidar com os seguintes problemas apontados no trecho 1:a) alto grau de abstração dos modelos microscópicosb) exigência da memorização indiscriminadac) dissociação absoluta da "química real"
#ENADE
Respostas
A química é uma disciplina bastante ampla e complexa. Os professores podem ter certa dificuldade em ensinar certos conceitos, que por vezes restringem-se a modelos teóricos. Veja uma discussão:
a) alto grau de abstração dos modelos microscópicos
O alto grau de abstração dos modelos microscópios pode ser atingido, pelo professor, de várias maneiras. Uma delas é através da exibição de vídeos de alta qualidade, capazes de acompanhar os mínimos detalhes de certas reações, por exemplo.
Ele pode, ainda, proporcionar uma experiência única para cada aluno, estimulando o uso do microscópio para que se visualize, na prática, tal fenômeno.
b) exigência da memorização indiscriminada
A química, por ser configurada através de dispositivos numéricos, pode ser um pouco complexa e cansativa para os alunos preocupados em decorar fórmulas e dados. O professor deve ensinar dicas de memorização para o que for essencial, mas, talvez mais importante, permitir o uso da tabela periódica, desde que sob orientação adequada, quando for necessário.
c) dissociação absoluta da "química real"
A química real, como a questão traz, é aquela que acontece fora dos modelos teóricos da sala de aula. Para evitar essa dissolução, é preciso que se estimule uma relação mais íntima com a ciência, um olhar apurado para a própria realidade do aluno.
Saiba mais:
https://brainly.com.br/tarefa/19035486