Uma mistura de proteínas pode ser separada em função de suas massas através da técnica de eletroforese em gel(em geral, gel de poliacrilamida), em condições de desnaturação, utilizando-se uma solução de dodecilsulfato de sódio(H3C−(CH2)10−CH2OSO3− Na+, SDS – sodium dodecyl sulfate) e 2-mercaptoetanol (ou 2-tioetanol, HOCH2−CH2SH). Esteúltimo agente visa à redução das ligações dissulfetos entre cadeias de polipeptídeos da mesma proteína e/ou de proteínasdiferentes da mistura. Por outro lado, os ânions dodecilsulfato se ligam na proporção de um ânion para cada dois resíduos deaminoácido, conferindo um caráter negativo às proteínas desnaturadas.a) Qual é o grupo funcional gerado pela redução das ligações dissulfetos?b) Explique o princípio da separação de proteínas por eletroforese.c) Qual a importância da formação do complexo proteína-ânion dodecilsulfato para esta separação?
#ENADE
Respostas
a)
O grupo funcional gerado pela redução das ligações dissulfetos é o grupo S–H (grupo sulfidrila).
b)
O princípio da separação da mistura de proteínas acontece através da migração específica dos íons em solução, no momento em que estes são submetidos à ação de um campo elétrico.
Nesse caso, a diferença de velocidade de migração acontece devido às diferenças entre tamanho e carga das espécies.
c)
A importância da formação do complexo proteína-ânion dodecilsulfato consiste no fato de que este possui uma carga significativamente mais negativa que a da proteína nativa. Dessa forma, a carga original da proteína torna-se irrelevante.
Sabemos que, de maneira geral, a mobilidade das proteínas que estão sob essas condições é inversamente dependente suas massas. Dessa forma, é possível separar proteínas outras massas diferentes numa mistura.
Espero ter ajudado, bons estudos.