A Constituição Federal, aprovada em 1988, no § 2.º doart. 216, faz menção à gestão documental, dispondo que "cabe àadministração pública, na forma da lei, a gestão da documentaçãogovernamental e as providências para franquear sua consulta aquantos dela necessitem", o que fundamenta a redação da Lein.º 8.159, de 8/1/1991, que dispõe sobre a política nacional dearquivos públicos e privados. No art. 3.º dessa lei, a gestão dedocumentos é definida como um conjunto de operações quevisam o tratamento técnico dos documentos arquivísticos.Na Lei de Arquivos, que procedimentos, entre os abaixoenumerados, referem-se à gestão de documentos?A Produção, tramitação e arquivamento de documentos de valorsecundário, com vistas ao recolhimento para guardapermanente.B Produção, avaliação e arquivamento dos documentos em faseintermediária.C Produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento emidade corrente e intermediária, com vistas à eliminação e aorecolhimento para a guarda permanente.D Conservação e arquivamento de documentos em fase correntee intermediária, objetivando a eliminação criteriosa dedocumentos.E Produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento emidade corrente, intermediária e permanente, com vistas àeliminação e ao recolhimento.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
Letra E.
Fundamentação legal: Art. 3 º da Lei Nº 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados.
Com base nesse dispositivo legal, a gestão de documentos é composta por:
Produção;
tramitação;
uso;
avaliação;
arquivamento.
Desse modo, as entidades governamentais e públicas passam a ter um controle maior sobre toda a documentação produzida e a segurança documental em caso fiscalização de outros agentes governamentais.
Até breve!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás