Muitas instituições pensam na reprografia como instrumento para preservação tanto de seusdocumentos quanto das informações neles contidas. A microfilmagem e a digitalização têm sido os doisprocessos mais estudados e utilizados pelos arquivos. O objetivo inicial da reprografia de preservação é"proporcionar substituição para materiais escritos ou impressos sobre papel de baixa qualidade, maisprovavelmente que já tenham se tornado quebradiços, de forma que os conteúdos continuarão, parasempre, disponíveis à comunidade de estudiosos e de pesquisa."(FOX, Lisa. Microfilmagem de preservação: um guia para bibliotecários e arquivistas. Rio de Janeiro: CPBA, 2001. p. 9.)O avanço da tecnologia e a característica obsolescência dos processos, mídias e formatos provocaram, de início, muita reflexão arespeito do que seria melhor: microfilmar ou digitalizar os documentos do acervo. Nessa perspectiva, aponte vantagens e desvantagenstanto da microfilmagem quanto da digitalização, considerando o texto acima como motivador.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
Principais Vantagens
Cópia de segurança dos documentos importantes que são produzidos pela empresa.
Integridade do conteúdo documental, uma vez que a foto do documento mostra as informações originais (verídicas).
Possui validade jurídica - de acordo com a Lei Nº 5.433/1968 ou Lei da Microfilmagem em arquivos particulares e oficiais.
Principais Desvantagens
A tecnologia está ficando ultrapassada - na realidade, existem tecnologias mais avançadas, a exemplo do scanner, que permite que o documento seja digitalizado e armazenado em dispositivos móveis (pen drives, HD externo).
Custos - na prática, existem custos com a compra e manutenção das películas.
Registro em película.
Siga firme na direção dos seus sonhos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás