Respostas
OIEE
O mundo bipolar foi quando os EUA e a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) foram caracterizados por serem as maiores potências mundiais. Daí a URSS passou a influenciar o norte da Europa como em Cuba e alguns lugares da África e da Ásia.
Após a Segunda Guerra Mundial, um conflito ocorrido entre 1939 e 1945 fez com que os países envolvidos, o mundo ficou dividido entre duas potências mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética.
As duas gigantes
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), apesar das perdas por participação ativa na guerra, conseguiu sair do conflito e manter a estabilidade financeira, fato que nenhum outro país do continente africano conseguiu.
Os Estados Unidos da América (EUA) aceleraram o crescimento econômico desde a segunda metade do século XIX, mantiveram a estabilidade econômica após a Segunda Guerra Mundial e exploraram as fragilidades de outros países para expandir sua esfera de influência.
Portanto, com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), apenas os Estados Unidos e a União Soviética estavam em boas condições econômicas, militares e tecnológicas. Este fato tornou esses dois países conhecidos como superpotências, principalmente devido ao desenvolvimento da tecnologia de fabricação de armas nucleares.
As duas superpotências têm ideologias diferentes: os Estados Unidos, o capitalismo; e a União Soviética, o socialismo. Como resultado, os Estados Unidos e a União Soviética passaram a exercer forte influência na política global, estabelecendo assim uma ordem geopolítica mundial bipolar.
Veja também uma questão sobre o Eurocentrismo: https://brainly.com.br/tarefa/5299851