Uma das dificuldades dos governadores-gerais no Brasil colonial era arregimentar homens para formar exércitos. Em diversos casos, recorria-se às populações locais, como na situação abaixo, descrita pelo Marquês do Lavradio no século XVIII:[...] Além desses três terços formei mais outro de homens pardos, dando-lhe por comandante um sargento-mor, branco, e oficial tirado das tropas, e por ajudantes dois oficiais inferiores, também brancos, tirados das tropas, para deste modo poder melhor estabelecer-lhes a disciplina e conservá-los em sujeição [...]. Muitas são as utilidades que acho nestes corpos.
a) A quem eram dados os comandos das tropas formadas com a população local?b) Quais as funções desses comandantes sobre a tropa?
Respostas
respondido por:
16
a) No caso temos que o comando dos exércitos poderiam ser dados a colonos portugueses oi ainda na falta deles a pessoas pertencentes e população local, como bem mostra o texto do enunciado da questão.
b) os comandantes das tropas tinham por função organizar a tropa de forma a possibilitar que eles defendessem o território de invasões inimigas bem como protegesse a mercadoria que estava sendo levada para os portos e de lá para Europa.
espero ter ajudado!
respondido por:
6
Resposta:
a) De acordo com o texto, o comando das tropas era dado aos brancos.
b) Além das funções de comando de guerra, segundo o texto, também era responsabilidade do comandante estabelecer a disciplina e conservar a submissão dos “homens pardos”.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás