Considere que, na biblioteca em que você atua comobibliotecário de referência, um usuário solicitou uma busca sobreo cultivo de mandioca no Nordeste, em uma base de dadosbrasileira que não utiliza linguagem controlada. O usuário realizaa pesquisa utilizando operadores lógicos (operadores booleanos)com a seguinte estratégia de busca: cultivo E mandiocaE Nordeste. Existem 80 documentos na base de dados sobre oassunto. No entanto, são recuperados apenas 30 documentos.De acordo com a hipótese descrita, analise as seguintes asserções.A estratégia de busca Nordeste E cultivo E (mandioca OUmacaxeira OU aipim) tem maior probabilidade de recuperar todosos documentos existentes na base de dados sobre o assuntoporquea relação de união, representada pelo operador booleano E,permite relacionar termos, de maneira que pelo menos um delesdeve estar presente na indexação de um documento para que esteseja recuperado.Acerca dessas afirmativas, assinale a opção correta.A A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda éuma justificativa correta da primeira.B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segundanão é uma justificativa correta da primeira.C As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segundaé uma justificativa correta da primeira.D A primeira asserção é uma proposição verdadeira; e a segundaé uma proposição falsa.E Tanto a primeira quanto a segunda são proposições falsas.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
A alternativa D) é a correta.
a relação de união, representada pelo operador booleano E não torna necessário a indexação de um documento para que seja recuperado.
A estratégia de busca Nordeste E cultivo E aumento a chance de se recuperar todos os documentos da base de dados de forma eficiente por ser capaz de ler os dados que foram perdidos.
A recuperação de dados de forma digital é bastante simples, já que boa parte do que é apago se mantem na memoria do computador por um determinado período.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás