• Matéria: ENEM
  • Autor: LuanSilvaMed5249
  • Perguntado 7 anos atrás

Nos anos 80 do século passado, o Design foi tomado pelaglobalização, que se desdobrou no eixo Asia-Europa-América.Empresas asiáticas, sobretudo as do Japão e de Taiwan,reconheceram muito cedo o significado do Design para seusintensivos esforços competitivos. No entanto, as diferençassocioculturais de cada usuário eram por demais graves para quefossem observadas de forma adequada a distância e fossem úteispara influir na política de produtos e na sua configuração. Dessaforma, as empresas ou instituições estabeleceram, na Europa,escritórios de contato que sondavam cada mercado.(BURDEK, Bernhard E.)A partir do texto e acerca da relação globalização e Design, écorreto afirmar que a globalizaçãoA exigiu atenção às diferenças socioculturais, modificou apolítica de desenvolvimento de produtos e serviços e amplioua atuação no campo do Design.B dificultou os processos de intercâmbio e troca de informações,empobrecendo especialmente os mercados asiáticos, europeuse americanos.C interferiu no campo do Design, gerando retração de mercadoe demissões em massa no mundo todo.D dificultou os processos de intercâmbio e de troca deinformações, empobrecendo o mercado econômico e culturalde vários países, inclusive o do Brasil.E propiciou o desenvolvimento de políticas de valorizaçãofocalizadas apenas na produção nacional e local.

#ENADE

Respostas

respondido por: gustavoif
1

A alternativa A) e a correta.

A globalizacao facilitou o deslocamento de pessoas, informacoes e produtos pelo mundo, o que permitiu que se criassem as empresas multinacionais, que atuam em varios paises ou praticamente no mundo todo.

No campo do design, nao foi diferente. Mas as empresas perceberam que um produto que e vendido em determinado pais, nao e bem aceito em outro ou vice-versa, precisando de adaptacoes. Se o produto for adaptado a regiao, ganha-se em maior numero de vendas.

Portanto, isso modificou o mercado e abriu um campo novo para as pessoas que trabalhavam com design, que poderiam criar produtos regionais de empresas multinacionais.

Perguntas similares