A coisa é muito distinta no Estado nacional, o único no qual pode prosperar o capitalismo moderno. Funda-se naburocracia profissional e no direito racional.(WEBER, Max . Sociologia del derecho. Granada: Editorial Comares, 2001. p. 242 − nossa tradução).A partir da leitura do texto acima, NÃO pode ser atribuída ao pensamento de Max Weber a(A)dependência do capitalismo moderno com relação ao Estado nacional.(B)teoria funcionalista do Direito como sistema autopoiético, ao lado de outros subsistemas sociais.(C)concepção de que o Direito racional substitui a moral e a religião no regramento da vida social.(D)idéia de que a burocracia estabiliza um modo de dominação novo na história.(E)diferenciação dos sistemas sociais, com crescente processo de laicização e de juridificação na justificação dopoder.
#ENADE
Respostas
respondido por:
6
Letra B.
Porque, na verdade, Weber (1864-1920) voltou o olhar (realizou estudos) para a sociedade em que ele viveu. Por outro lado, a Teoria Funcionalista é baseada nos estudos das sociedades anteriores ou passadas.
No tocante às instituições sociais, especialmente as empresas e entidades públicas, Weber orientou o uso de práticas burocráticas para o ganho de controle e racionalização das atividades administrativas.
Mantenha-se firme na luta!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás