contar histórias é importante para a formação de qualquer criança. nesse sentido, ela necessita ouvir muitas, pois escutá-las é o início da aprendizagem e a maneira para que ela seja um leitor assíduo e tenha um caminho infinito de descobertas e de compreensão do mundo. de acordo com as contribuições dessa atividade para o desenvolvimento da criança, analise as afirmativas que seguem: i. desenvolve a aquisição linguística da criança de maneira progressiva, tanto na oralidade quanto na escrita. ii. amplia as possibilidades de aprendizagem e proporciona a interatividade com a história. iii. a contação de história deve ser trabalhada para preencher o tempo ocioso da criança. iv. estimula a imaginação, desenvolve o intelecto e tornam claras as emoções. é correto o que se afirma em:
Respostas
I, II e IV.
A contação de histórias deve ser utilizada como atividade dentro da educação infantil, não apenas para preencher o espaço ocioso.
Vemos que a leitura, dramatização e o ato de contar histórias dentro da literatura infantil, são utilizados para o entretenimento das crianças, onde nessa fase, desenvolvem com maior aptidão sua criatividade e capacidade de absorção de informações para assim aplicar em sua formação.
A dramatização seria mais uma forma de interagir com as crianças, assim como a leitura, fortalecendo cada vez mais o vínculo entre a obra e o público infantil.
Resposta:
Olá!
Entendo que as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.
Explicação:
A questão nos permite refletir sobre a importância da práxis da contação de histórias. Reconhecer este ato como parte do processo educacional nos permite reconhecer a atividade como importante para a educação infantil. A contação mediada estimula a criatividade e a imaginação. Favorece a construção de vínculos e favorece o desenvolvimento afetivo e emocional. Posto isso, não deve ser encarada como uma espécie de atividade tampão. Sua práxis envolve o planejamento, a organização e a intencionalidade no processo educacional.