Respostas
Resposta:
No Brasil, os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte entre os jovens de até 30 anos. Isso se evidencia pela falta de prudência e negligência dos condutores, principalmente os homens que são mais corajosos. Nesse sentido, convém analisar quais os fatores motivadores para que ocorra tal situação.
Sabe-se que o país ocupa a 4º posição no ranking mundial de mortes no trânsito. A imprudência é um dos principais fatores que acarreta nessa problemática, como por exemplo, atender celular enquanto dirige, excesso de velocidade dentro da cidade, avanço de sinal e ingerir bebidas alcoólicas. É importante agir com atenção, pensar antes de agir, observar os limites de velocidade permitidos, não utilizar o celular enquanto dirige, obedecer à sinalização e não dirigir depois de ingerir álcool, pois qualquer distração pode ser fatal.
Outrossim, destaca-se a negligência a qual o cidadão age com descuido, como por exemplo, falta de manutenção no carro, não utilização do cinto de segurança dentre outros desleixos. Geralmente os homens agem com descuido, deixam de fazer algo que deveria fazer por preguiça, colocando em risco sua própria segurança. A cautela é necessária, pois quando agimos com precaução evitamos acidentes.
Diante do exposto, a imprudência e negligência são as principais causas de morte no transito entre jovens de até 30 anos. O governo deve realizar campanhas educativas a fim de alertar os condutores sobre as consequências de seus atos. A sociedade observar as regras de trânsito e praticar a direção defensiva.