Ao desabar muito do que tem sido o estado-nação, como realidade e imaginação, logo fica posto o desafio para asciências sociais. O paradigma clássico, cujo emblema tem sido a sociedade nacional simbolizada no estado-nação, estáposto em causa. Continuará a ter vigência, mas subordinada à globalização, à sociedade global, como realidade eimaginação. O mundo não é mais apenas, ou principalmente, uma coleção de estados nacionais, mais ou menoscentrais e periféricos, arcaicos e modernos, agrários e industrializados, coloniais e associados, dependentes einterdependentes, ocidentais e orientais, reais e imaginários. As nações transformaram-se em espaços, territórios ouelos da sociedade global. Esta é a nova totalidade em movimento, problemática e contraditória. Na medida em que sedesenvolve, a globalização confere novos significados à sociedade nacional, como um todo e em suas partes. Assimcomo cria inibições e produz anacronismos, também deflagra novas condições para uns e outros, indivíduos, grupos,classes, movimentos, nações, nacionalidades, culturas, civilizações. Cria outras possibilidades de ser, agir, pensar,imaginar.(IANNI, Octavio. A era do globalismo. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, p. 87)Sob o signo da globalização, muitas transformações estão se processando, com impactos severos na dinâmica da vidacontemporânea.a) A intensificação do terrorismo é uma das reações aos entrechoques da vida globalizada? Por quê?b) Existem conflitos entre os direitos humanos positivados e as políticas de segurança dos estados-nação? Por quê?
#ENADE
Respostas
respondido por:
8
A) Sim, podemos dizer que o terrorismo também foi impulsionado pela mundo globalizado. Isso porque muitos desses grupos estão em oposição a globalização, já que muitos querem manter sua cultura intacta e "pura" sem se misturar com terceiros. Então já podemos ver que vai muito além da questão apenas política.
B) Sim, esses conflitos acabam nascendo por causa da rigidez no método de controlar a imigração o que acaba trazendo uma tensão para o Estado, pois também existe o lado que tenta incluir os imigrantes no meio social.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás