O conteúdo curricular, para constituir-se em instrumento de conscientização e emancipação,precisa corresponder à reapresentação organizada, sistematizada e desenvolvida, para os indivíduos, dascoisas que eles desejam entender melhor. Como conseqüência, o ponto de partida da seleção eorganização do conteúdo curricular deve ser a situação existencial presente e concreta dos alunos.(MOREIRA, A. F. B. Currículos e programas no Brasil.6 ed. Campinas: Papirus, 2000. p. 129, com adaptações.)Tendo a citação acima como referência inicial, descreva como selecionar e organizar o conteúdo curricular de modo a respeitara diversidade cultural.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
O ponto de partida para a seleção de conteúdo curricular é a situação em que se encontra o aluno. Por isso deve-se levar em conta na hora da elaboração aspectos culturais, diferenças regionais, respeito aos valores, etc.
Portanto ao criar os conteúdos é preciso estar atento a realidade desse aluno, quais são os seus valores e cultura. Cada aluno tem a sua particularidade.
Dessa forma é sempre importante compreender em qual situação está o aluno, como é a sua cultura, de qual cidade veio, se existe diferença, etc.
Não pode-se construir um conteúdo partindo de que todos são iguais.
Abraços!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás