• Matéria: ENEM
  • Autor: NicoleMaia4185
  • Perguntado 7 anos atrás

Os pluralistas concentram sua atenção não nasfontes de poder, mas em seu exercício. Poder para elessignifica ‘participação na elaboração de decisões’ e podeser analisado somente depois de ‘um exame cuidadosode uma série de decisões concretas’. Contudo, o modelopluralista não considera o fato de que o poder pode ser,e freqüentemente o é, exercido por meio da limitação daelaboração de decisões a questões relativamente ‘seguras’.No que concerne à discussão contemporânea sobre opoder, a concepção de ‘poder de agenda’ contribuiu coma Ciência Política aoA retomar a concepção elitista, segundo a qual o poderé exercido por quem ocupa posições estratégicas.B propor uma agenda de estudos para a Ciência Políticavoltada para adequação entre teoria das elites epluralismo.C avançar a análise sobre a agenda das autoridadesque ocupam posições de destaque na hierarquiagovernamental.D retomar a concepção weberiana, segundo a qual oexercício do poder se dá quando um grupo ou pessoamobiliza com sucesso um viés.E considerar que também se exerce o poder quando sepauta o debate político com determinados temas ouse contornam conflitos latentes sobre algum assunto.

#ENADE

Respostas

respondido por: makmorales
0

Letra C: sobre a discussão contemporânea sobre o poder, infere-se que a concepção de poder de agenda contribuiu com a Ciência Política ao avançar a análise sobre a agenda das autoridades que ocupam posições de destaque na hierarquia governamental.

A Ciência Política estuda sim toda o amplo espectro da discussão sobre o poder, suas aplicações e implicações, como obtém-se o poder, como os indivíduos buscam mantê-lo, etc.

Abraços!

Perguntas similares