• Matéria: ENEM
  • Autor: lorranaalves84421
  • Perguntado 7 anos atrás

Quando o iniciante ouve o berimbau, assiste ao jogo,presencia sua primeira roda, fica deslumbrado. Sente algono coração e, intuitivamente, compreende o que é o jogoda capoeira. Se acreditasse firmemente nesta primeiraintuição, tudo estaria bem. Mas, breve – na prática – estarelação vai ser obscurecida: o iniciante entra em contatocom outros alunos, com capoeiristas mais adiantados, ese coloca sob a tutela de um professor. Na humildade eno desemparo de quem nada conhece, ele se esquecedaquela primeira visão e, no inter-relacionamento comcolegas e professor, aparecem todos os aspectos positivose, também, negativos – do ser humano e da sociedade emque vivemos. O iniciante sofre, sente-se impotente, nãoaceita e não compreende porque algo maravilhoso comoa capoeira – ao ser veiculado, ensinado e praticado –contém as mesmas mazelas e mesquinharias que afligemo resto da humanidade.A prática pedagógica da capoeira apresenta limitações,ainda hegemônicas na Educação Física, que precisam sersuperadas. Assim, sugere-se que a prática pedagógicaseja direcionadaI. para o ensino das competências técnicasvinculadas à educação de resultados, conforme oplanejamento do professor.II. em consonância com a aquisição de habilidadesrelativas ao desempenho físico e motor.III. para o cotidiano, trabalhando-se, a partir doconhecido, as possibilidades de aprendizagem dacultura corporal.IV. para o contexto histórico e social de cada conteúdoe as possibilidades expressivas, críticas e criativas.É correto apenas o que se afirma emA I.B II.C I e III.D II e IV.E III e IV.

#ENADE

Respostas

respondido por: Danas
2

Essa questão foi ANULADA DO ENADE 2011 EDUCAÇÃO FÍSICA (número 25).

A unica afirmativa correta é a IV, e não existe alternativa para ela.

A pratica pedagógica da capoeira, em teoria, deveria ter um papel no  contexto histórico e social de cada conteúdo , tendo em mente que é uma arte milenar que representou a luta dos escravos no Brasil.

A capoeira, no principio, era uma forma de luta, uma arte marcial africana, que foi proibida no Brasil, e teve que ser disfarçada como uma dança, e hoje existem capoeiristas artísticos e lutadores, mas no geral, muitas técnicas foram modificadas.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares