PERGUNTA 2
A oficialização da Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, foi de grande importância para a comunidade surda do nosso país, verifique as afirmativas e assinale a resposta correta.
I.A Lei 10.436 - Reconhece a LIBRAS como obrigatória para todos os cursos da área da Saúde;
II.A Lei 10.436 - Reconhece a Língua Brasileira de Sinais como língua materna dos surdos;
III.A Lei 10.436 - Integra o cidadão no mais amplo aspecto de direitos civis, garantindo-lhe direito de atendimento médico;
IV.A Lei 10.436 - Garante a inclusão dos deficientes somente em espaços educacionais privados;
V.A Lei 10.436 - Garante a inclusão da LIBRAS nos cursos de graduação e de Educação Especial;
As alternativas I e V estão corretas
As alternativas II, III e V estão corretas
As alternativas I e III estão corretas
As alternativas I, II, III, IV e V estão corretas
As alternativas I, II estão corretas
Respostas
As alternativas I, II, III, IV e V estão corretas.
A implementação da Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 é considerada um marco na história da educação dos surdos, pelo fato de efetivar os surdos como cidadãos, de uma forma geral.
Com isso, assegura-se o acesso médico a estes indivíduos, que passam a estar incluídos na sociedade, assim como o direito à educação desde o Ensino Básico até o Ensino Superior, com a presença obrigatória de intérpretes.
Resposta:
II, III, V
Explicação:
PESQUISE o link da lei que é comentada, a Lei 10436 de 24 de abril de 2002
A alternativa I está errada porque a pergunta é se "os cursos de Saúde devem ter Libras como obrigatório" e a resposta, é um NÃO!
Segundo texto da lei em questão, diz claro que a obrigatoriedade se dá em cursos de Fonoaudiologia, Educação especial e Magistério e isso já mesmo dentro de cursos de nível médio quanto superior. Essa norma faz com que a LIBRAS seja uma matéria a fazer parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs.
Já a alternativa IV está errada porque a lei não determina que a extensão seja aplicada apenas em espaços educacionais privados; deve-se ser atingido tanto a escola privada quanto a escola pública.
Sucesso à todos!