Respostas
Resposta:
A química está relacionada com o a nossa vida e cotidiano mais do que imaginamos. Tudo que existe é formado por matéria e por ligações de moléculas de carbono, um dos elementos mais estudados do mundo. O ensino desta disciplina é importante para a compreensão dos fenômenos existentes.
O ensino tradicional da disciplina requer amplo conhecimento de um grande número de elementos, ligações, fórmulas e reagentes que são essenciais para a compreensão da química. Química é a ciência que estuda a matéria, as transformações e as variações de energia das transformações. A grande quantidade de conteúdo teórico torna a disciplina mais rígida, dificultando o aprendizado. Por isso, são necessários diferentes meios para tornar as aulas expositivas e chamar a atenção dos alunos para o conteúdo.
Acompanhar a mudanças das transformações químicas, misturar elementos e observar diferentes estados físicos da matéria, tudo isso dentro de aulas práticas, são a melhor opção para um aprendizado completo. Quando o aluno manuseia o material e entra em contato com diferentes temperaturas e reagentes, conhecimento passa a ser integrado e consegue concretizar o que aprendeu e relacionar a teoria com a prática.
Tão importante quanto um bom conteúdo, é um laboratório seguro e completo, e para uma boa aula, diversos fatores devem ser considerados, como as instalações da escola, o material e os reagentes usados e as escolhas das experiências. Os materiais usados nas experiências devem não oferecer riscos aos alunos, pois passam por variações de temperatura. O experimento didático deve privilegiar o caráter investigativo e a curiosidade, permitindo que os alunos manipulem os objetos e aprendam com os erros e acertos.
Aulas dinâmicas com práticas expositivas e a realização de experimentos ajudam a aproximar a química vista na sala de aula do cotidiano dos alunos e a compreender o mundo, a humanidade e a natureza.
Explicação: