Ao analisar a atividade da enzima amilase salivar em laboratório, verificou-se que todo o amido presente no alimento colocado em contato com a enzima foi digerido. Isso não ocorre quando a mesma análise é feita com esse carboidrato na boca. Por quê???
(preciso da resposta pra hjjjj))
Respostas
Resposta:
Por que o alimento não fica tempo suficiente na boca para que a amilase consiga digerir todo o amido.
Explicação:
A função da amilase na boca não é tão eficiente quanto no laboratório devido à diversos fatores.
Os principais são o tempo e a superfície de contato. Em uma massa compacta de amido, como um caroço inteiro de arroz, a amilase vai iniciar seu processo na parte externa e "infiltrando" aos poucos no alimento.
A amilase é uma enzima que precisa de tempo para agir, mas o alimento fica pouco tempo na boca. Essa enzima atua, obrigatoriamente, em ambiente de pH neutro, por isso ela funciona bem na boca, que tem pH entre 6 e 7,4, mas ao chegar no estômago, que tem pH ácido, entre 1 e 3, a enzima se desativa.
Por isso sempre fica uma parte do amido da boca sem ser digerido.
Mastigar os alimentos devagar, bem mastigados, ajuda a estender e facilitar o bom funcionamento da amilase.
Também pode ocorrer a ingestão de alimentos cítricos ou básicos junto com o amido, o que altera o pH da boca e diminui a eficiência da amilase. A amilase também é conhecida como ptialina ou a-amílase. Ela provoca a hidrólise do amido em moléculas de maltose que são moléculas mais simples.
Resposta:
Por que o alimento não fica tempo suficiente na boca para que a amilase consiga digerir todo o amido.
Explicação: