Um dos materiais mais avançados e promissoresem engenharia são os compósitos feitos a partirde uma matriz de carbono reforçado com fibras decarbono. Esse material é denominado de compósitocarbono-carbono termoestruturado, sendo aplicado emcomponentes avançados como motores de foguetes,materiais de atrito em aeronaves e automóveis de altodesempenho, de estampagem a quente, bem comocomponentes para motores de turbina avançadose como escudos térmicos em veículos espaciais dereentrada na atmosfera. O material é produzido pormeio da conformação de um padrão bi ou tridimensionalde fibras contínuas de carbono impregnadas por resinapolimérica líquida do tipo fenólica e pirolisada, isto é,convertida em carbono através do aquecimento ematmosfera inerte. Avalie em quais das seguintes afirmações as relaçõesentre propriedade e estrutura dos compósitos referidosacima podem ser evidenciadas.I. A eliminação de átomos de oxigênio, nitrogênioe hidrogênio promove aumento no número deligações intermoleculares.II. A cadeia molecular resultante do tratamentotérmico em alta temperatura promove a formaçãode grandes cadeias carbônicas.III. A ligação covalente estabelecida entre os átomos decarbono confere uma inércia química ao compósitoquando solicitados em temperaturas elevadas.IV. A redução de ligações do tipo de van der Waalspromove propriedades mecânicas superiores àsdos compósitos de fibra de carbono e resina.É correto apenas o que se afirma emA I.B II.C I e III.D II e IV.E III e IV.
#ENADE
Respostas
respondido por:
2
A resposta correta correta é a letra D, que aponta que as afirmações as relações entre propriedade e estrutura dos compósitos, são a afirmativa II, IV, sendo assim temos que uma a redução de ligações especificas ajuda no aumento de propriedades.
A composição molecular é um fator determinante que influem em uma grande quantidade de compósito, sendo assim se sabe que uma cadeia carbônica são estruturas muito resistente tendo em comparação as células vegetais.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás