Solicitações mecânicas onde ocorrem elevadas taxas dedeformação são aquelas observadas sob impactos. Nessasituação, o material é submetido a condições de solicitaçõesextremas, ou seja, o material é submetido a tensões elevadasem um espaço de tempo muito curto. A resposta do materiala esse tipo de situação mostra seu comportamento mecânicosob impacto. Considerando essas informações, analise asseguintes afirmações.I. A resistência ao impacto não é uma propriedadeintrínseca dos materiais, dependendo de umnúmero significativo de variáveis: temperaturado ensaio, velocidade do ensaio durante o teste,sensibilidade a entalhes padronizados, geometriado corpo de prova e condições de fabricação docorpo de prova.II. A maioria dos ensaios sob impacto é realizadoutilizando corpos de prova com entalhe, ouseja, um corte padronizado no corpo de prova eobserva-se qual a energia necessária para fazercom que esse corte (entalhe) se propague atravésdo corpo de prova até a ruptura.III. A habilidade de um material absorver energiaapenas na zona elástica, sem sofrer ruptura, édefinida como tenacidade – resistência ao impacto.IV. A energia de impacto depende da massa do dardoou martelo, da altura de onde o dardo é deixadocair sob a ação da gravidade e da velocidade depropagação da luz.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e IV.C II e III.D I, III e IV.E II, III e IV.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
As afirmativas corretas são I e II. Letra A.
As solicitações mecânicas que apresentam elevadas taxas de deformação estão relacionadas com os impactos. Nesse caso, o material é submetido a condições de solicitações extremas, isto é, é submetido a tensões elevadas em um espaço de tempo bastante curto.
De forma que a resistência ao impacto não corresponde a uma propriedade intrínseca dos materiais, visto que a mesma depende de um número grande de aspectos, entre os quais, podemos citar, a temperatura do ensaio.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás